Conhecimento Científico

MENU

  • Mais Lidas
  • Biografias
  • Biologia
  • Física & Química
  • Geografia
  • História
  • Matemática
Astronomia

Nasa disponibiliza imagem da dança das estrelas na galáxia NGC 1097

NASA disponibiliza imagens de dança das estrelas, confira.

Atualizado em 23/11/2015
Por Editor
Nasa disponibiliza imagem da dança das estrelas na galáxia NGC 1097
Imagem da Dança das Estrelas, feita com a Advanced Camera for Surveys usando filtros da luz óptica e da luz infravermelha. Crédito: NASA

Você já viu uma dança das estrelas? Esta semana a NASA disponibilizou uma imagem desse evento feitas com o Telescópio Espacial Hubble, a imagem mostra o bilhante anel de formação das estrelas em torno da da galáxia espiral barrada NGC 1097.

Essa galáxia está localizada a aproximadamente 45 milhões de anos-luz de distância da Terra, mais precisamente na constelação do céu do hemisfério Sul de Formx, Fornalha.

Quanto a algumas caracterizações mais específicas, a “NGC 1097” trata-se de uma galáxia do tipo Seyfert. No centro dessa galáxia, onde a chuva das estrelas ocorre, existe um buraco negro supermassivo com massa 100 milhões de vezes a massa do Sol.

Conforme observou alguns astrônomos que auxiliaram na captura da imagem da dança das estrelas, esse buraco negro central está sugando a matéria ao seu redor, de forma gradativa e processual. A área imediatamente ao lado desse buraco fica em constante brilho intenso, com radiação que vem do material que cai em sua direção.

Galáxia NGC, supernova e a dança das estrelas

A galáxia NGC 1097 é interessante aos estudiosos dessa área por uma série de fatores, inclusive para os pesquisadores de supernovas, isso porque a galáxia da dança das estrelas, experimentou 3 supernovas, quando se considera o período temporal de 1992 a 2003. Nesse aspecto, a galaxia da dança das estrelas desvia, e muito, os padrões.

Além disso, o que é tido como realmente excitante a respeito da NGC 1097 é que ela não está agindo de forma solitária no espaço, a galáxia dança das estrelas possui 2 (duas) outras pequenas galáxias parceiras que a auxiliam nessa dançam pelo espaço.

Se quiser conhecer mais sobre o Telescópio que fez as imagens, clique aqui. (Em inglês)
Fonte: ESA/Hubble & NASA
Crédito imagem: NASA/Divulgação

Próxima página »
Reportar erro
[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Clique aqui para informar um erro encontrado nesse artigo
X
Seguinte:
SeaWorld, parque de baleias mais famoso do mundo, anuncia fi...
×
Anuncie Fale Conosco
Conhecimento Científico © 2020 - Conhecimento Científico - Todos os Direitos Reservados

Buscar artigos