Biologia

Mimetismo – O que é, tipos e mimetismo X camuflagem

O mimetismo consiste em um mecanismo para imitar outro indivíduo, na intenção de defender-se do predador ou aproximar-se da presa.

Atualizado em 03/06/2020

O mimetismo é um mecanismo capaz de imitar um outro indivíduo. Alguns animais possuem essa habilidade e usam como método de proteção contra seus predadores. É uma maneira natural típica de algumas espécies como o camaleão.

Por meio da coloração, do som, ou até mesmo do odor, os animas confundem na hora do ataque e acaba enganando os seus predadores e salva suas vidas. Não só nos momentos de perigo essas ferramentas são acionadas no corpo, mas também ocasiões como o acasalamento, ou na busca por alimento.

Tipos e exemplos

Mimetismo Defensivo

Mimetismo - o que é e tipos de camuflagem
Fonte: Cobra Blog

Dentro os tipos de mimetismos falaremos, a princípio, do Batesiano. Esse modo é muito interessante, porque permite que o animal assuma características que o seu predador repugna. Quando então eles confundem, a presa se salva e consegue fugir, ou repelir o ataque.

Esse tipo de mudança é considerada morfológica e é mecanismo de uso, por exemplo, da cobra coral. As cores, normalmente bem denotadas, são usadas para acionar, sobretudo, um sinal de alerta.

Mimetismo Mulleriano

Mimetismo - o que é e tipos de camuflagem
Fonte: Biologia Resolvida

A outra forma de mimetismo é, sobretudo, o Mulleriano que usa algumas substâncias químicas impossíveis de suportar. O odor exalado pelos seus corpos espanta para longe o perigo. Essa teoria, portanto, foi levantada pelo biólogo naturalista Friedrich Muller,

Como exemplo, portanto, de presas que usam essa forma defesa podemos citar algumas borboletas e gambás.

Mimetismo agressivo

Mimetismo - o que é e tipos de camuflagem
Aranha semelhante ao gênero Cephalotes, de formigas – Fonte: NetNature

Ao contrário da deseja, o mimetismo agressivo é usado, principalmente, para o ataque. O predador se disfarça de presa para conseguir capturar sua vítima. As aranhas Myrmarachne conseguem usar esse mecanismo de ataque se transformando em criaturas semelhantes as formigas.

Mimetismo reprodutivo

Mimetismo - o que é e tipos de camuflagem
Fonte: Orquídea

Como foi dito, o mimetismo não é somente usado para defesa. Portanto, o reprodutivo assume características direcionadas ao acasalamento e tem como foco atrair suas parceiras, ou parceiros, para realizarem a reprodução. As vespas do sexo masculino costumam utilizar-se desse artifício.

Além dos animais, as plantas também realizam como, por exemplo, as algumas orquídeas que se assemelham a abelhas, ou exalam odores de modo a atrair outras abelhas machos depositando nelas o pólen junto com o material genética necessário para a reprodução.

Mimetismo e camuflagem

Mimetismo - o que é e tipos de camuflagem
Fonte: Animais cultura mix

Por fim, o mimetismo, ou camuflagem se refere a animais que conseguem assemelhar suas características com o ambiente. Esse modo de camuflagem é usado para dispersar o predador, ou alcançar, sem alarde, a presa. Esse fenômeno pode estar presente em pelos, penas ou escamas.

Mas, como acontece esse processo? Resposta: há algumas células denominadas cromatóforos responsável pela mudança da cor do corpo de acordo com o meio ambiente.

Gostou desta matéria? Certamente irá gostar também da matéria sobre os 25 animais que são verdadeiros mestres da camuflagem.

Fontes: Biologianet, Brasil Escola, Toda matéria, Wikipedia, Biogalera. Todo Estudo, Escola Britannica.

Fontes imagens: Cobras blog, Animais cultura mix, Biologia resolvida.