Biologia

Mamíferos – Classificação, principais características e curiosidades

Os mamíferos são animais vertebrados que possuem como característica a presença de pelos e produção de leite. São mais de 5.300 espécies pelo mundo.

Atualizado em 09/10/2019

Pertencentes à classe Mammalia os mamíferos são animais vertebrados que possuem presença de pelos e produção de leite. Logo, o ser humano faz parte dessa classificação, sendo uma das mais de 5.300 espécies distribuídas por todo o planeta.

Além da presença característica de possuírem pelos e glândulas mamárias, existem outras especificidades que definem a espécie. Logo, a presença do coração com quatro cavidades, respiração pulmonar, sistema urinário, sistema nervoso, sistema digestório são alguns exemplos.

Dessa forma, os mamíferos ainda podem ser classificados em três grupos distintos com caraterísticas próprias, sendo separados pelo ambiente em que vivem e pelos padrões reprodutivos. Assim, os três grupos são: monotremados, marsupiais e eutérios. Além disso, os mamíferos são classificados em aquáticos e terrestres.

Logo, de acordo com a alimentação, os mamíferos possuem características distintas. Sendo assim, são divididos em carnívoros, herbívoros e onívoros.

Mamíferos - Como são classificados e principais características da espécie
Animais mamíferos ameaçados de extinção. Fonte: Diário de notícias

Características dos mamíferos

Os animais pertencentes à classe mammalia apresentam duas especificidades características – presença de pelos e produção de leite – além de outras características presentes. Porém, as demais características não são exclusivas da espécie.

As características presentes nos mamíferos são:

Presença de pelos – possuem presença de pele e uma camada de gordura abaixo da pele, responsável pelo aquecimento do organismo. Logo, além de aquecer, para algumas espécies, o pelo funciona como forma de camuflagem e percepção das sensações; Além disso, os mamíferos são animais endométrios, pois mantêm a temperatura constante do corpo.

Presença de glândulas mamárias – são glândulas que as fêmeas possuem. Assim, todas as espécies de mamíferos fêmeas possuem a capacidade de produzir leite. Porém, nem todas as espécies possuem mamilo, assim o leite é ejetado pela pele.

Mamíferos - Como são classificados e principais características da espécie
Fonte: Docsity

Circulação – os mamíferos possuem circulação fechada, dupla e coração dividido em quatro cavidades.

Respiração pulmonar – ou seja, os animais possuem a presença do pulmão. Assim, mesmo animais marinhos como as baleias apresentam essa característica. Dessa forma, os animais marinhos precisam ir até a superfície para armazenar ar.

Sistema urinário – constituído por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.

Sistema nervoso – presença do encéfalo bem desenvolvido.

Sistema digestório – é constituído por um canal alimentar e glândulas assessórias. Para auxiliar no processo digestório, cada espécie possui a arcada dentária necessária e adaptada ao habitat em que vive e ao estilo de vida.

Sexos separados – existe a distinção entre macho e fêmea dentro da espécie. Além disso, a reprodução é sexuada e a fecundação é interna.

Classificação dos mamíferos

Os mamíferos são divididos em três grupos distintos, que possuem características próprias. Assim os grupos são: monotremados, marsupiais e eutérios.

Monotremados – são animais que botam ovos, porém alimentam os filhotes com leite ejetado da pele. Assim, são animais que não contam com a presença de mamilos, sendo mais comuns em países como a Austrália e Nova Guiné.  Logo, o ornitorrinco e a equidna são exemplos.

Mamíferos - Como são classificados e principais características da espécie
Fonte: Quebre aqui

Marsupiais – fazem parte dessa classificação os animais que terminam a gestação dos filhotes em uma espécie de bolsa, denominada marsúpio.  Ou seja, os filhotes são gerados dentro do útero, mas acabam nascendo muito cedo. Assim, para completar o desenvolvimento do filhote, o marsúpio é utilizado. Logo, o cangurus e gambás são um exemplo.

Mamíferos - Como são classificados e principais características da espécie
Fonte: Vertours

Eutérios – são animais que se caracterizam por possuir placentas completas. Logo, toda a gestação acontece no interior do útero. Assim, a placenta é responsável por fazer a ligação de nutrientes entre mãe e filhote. Logo, os seres humanos são um exemplo, além dos cães, gatos, macacos, baleias, veados, zebras e etc.

Mamíferos - Como são classificados e principais características da espécie
Fonte: Animals

Curiosidades

  • A baleia-azul é classificado como o maior mamífero do Planeta, enquanto os elefantes são os maiores mamíferos terrestres;
  • Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar;
  • A girafa é o mamífero mais alto, enquanto o elefante africano é o maior;
  • Mesmo os animais como as baleias, que vivem submersas na água, precisam de ar para respirar;
  • Os mamíferos terrestres normalmente possuem quatro patas e orelhas, localizados na parte externa de seus corpos.

Gostou de ser sobre os animais mamíferos? Então, leia também sobre as incríveis Estrelas do mar – anatomia, habitat, reprodução e curiosidades

Fontes: Escola Kids, Toda Matéria

Imagem de destaque: Info Escola

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.