Mamíferos voadores: quais são, características e curiosidades

Os únicos mamíferos voadores são os morcegos, sendo que existem mais de 1.300 espécies de morcegos no mundo.

Os únicos mamíferos voadores são os morcegos. No total, existem mais de 1.300 espécies de morcegos no mundo. Sendo que 178 são do Brasil.

Uma característica interessante dos morcegos, é que eles ficam com o corpo na posição vertical durante o voo. Ou seja, eles não voam na horizontal.

Além disso, os morcegos não enxergam bem. No entanto, eles têm uma ótima audição, o que ajuda no voo às cegas.

Diferentes pesquisas comprovaram que os morcegos conseguem emitir sons similares ao sonar que barcos, submarinos e aviões possuem.

Na prática, esses gritos extremamente agudos batem nas estruturas e superfícies, desse modo, os morcegos conseguem se localizar e não batem em nada. Ou seja, é um tipo de radar que eles possuem.

Outra característica dos morcegos, é que eles são animais são muito velozes. Isso é positivo, pois dificulta a vida dos seus predadores, os falcões.

Características gerais dos mamíferos voadores

Os morcegos são considerados mamíferos de pequeno porte.

No entanto, alguns deles podem chegar até 1,7 metros de envergadura e pesar cerca de 1,2kg, como é o caso da “Raposa Voadora”

Sendo que a “Raposa Voadora” é a maior espécie de morcego do mundo, e as fêmeas conseguem gerar apenas um filhote por gestação. 

Uma característica dos morcegos é o corpo coberto por pelosque geralmente tem a coloração escura.

As asas dos morcegos são formadas por três ou cinco dedos que são ligados por uma longa pele membranosa. Esse tecido geralmente se estende até a cauda.

Além disso, as orelhas são grandes, os dentes afiados e as garras são curvas para eles se equilibrarem de cabeça para baixo.

Isso acontece porque as patas traseiras são curtas e não aguentam o peso do corpo.

Considerados como os únicos mamíferos com o voo verdadeiro, os morcegos não vivem em regiões polares ou em algumas ilhas oceânicas.

No cinema, os morcegos são conhecidos por se alimentarem somente de sangue de outros seres vivos. No entanto, das 178 espécies no Brasil só três são consideradas hematófagas (que se alimentam de sangue).

Na verdade, os morcegos costumam se alimentar de frutas, anfíbios, aves, insetos, peixes, néctar, pólen e flores. Além disso, a alimentação varia de acordo com a espécie.

Exemplos e outras características dos mamíferos voadores

Alguns exemplos de espécies de morcegos são:

1- Morcego-hortelão-claro

O morcego-hortelão-claro tem um tamanho médio-grande e o seu pelo é amarelado. Sendo que as fêmeas são um pouco maiores do que os machos, podendo atingir 24 gramas de peso.

Além disso, as suas orelhas são curtas, triangulares e de cor escura, assim como as partes do corpo que não estão cobertas por pelos.

Esses morcegos se distribuem desde o Noroeste de África até ao Sul da Península Ibérica. Eles vivem em fendas de rochas e raramente em árvores. Já a alimentação é à base de insetos.

2- Morcego lanudo

O morcego lanudo tem médio-pequeno porte que pesa entre 5,5 e 11,5 gramas.

Nativos da Europa, Sudoeste Asiático e Noroeste da África, eles preferem habitats densos e arborizados. Isso porque, nesses locais proliferam muitas aranhas, sua principal fonte de alimento.

O morcego lanudo tem uma pelagem em tom loiro-avermelhado nas costas e mais claro na barriga. Sendo que eles têm orelhas e focinho grandes.

Sendo que eles nidificam em áreas cavernosas, são noturnos e deixam os seus abrigos pouco antes do pôr-do-sol, mas regressam antes do amanhecer.

3- Morcego-arborícola-grande

Os morcegos-arborícola-grande são grandes e pesam até 40 gramas. Eles têm pelo castanho-dourado, muitas vezes avermelhado.

Sendo que as áreas do corpo que não têm pelos como, por exemplo, as asas, focinho e orelhas são bem escuras, quase pretas.

Além disso, as suas orelhas são relativamente curtas em proporção ao corpo.

Esse tipo de morcego nidifica em buracos de árvores, mas também podem ser encontrados em fendas de edifícios humanos.

Dentre os morcegos, eles são os primeiros a voar antes do anoitecer, por isso eles podem ser vistos voando ao lado de aves como andorinhas.

Inclusive, eles são parcialmente migratórios, sendo assim, no final do verão uma grande parte da população se desloca para o sul.

Enfim, esses mamíferos voadores estão presentes em todo o continente euro-asiático, desde a Península Ibérica até ao Japão, para além do Norte de África.

4- Colugos

Mamíferos voadores, quem são? Características e curiosidades

Esses animais são encontrados no sudeste da Ásia. Eles são “voadores passivos” e conseguem planar a longas distâncias de árvores em árvores. 

Os colugos conseguem planar mais de 100 metros de distância a 10 metros de altura. Quando planam no ar ficam no formato de uma pipa.

O colugo é um animal de médio porte e pode chegar até 45 centímetros de comprimento e apesar da semelhança não é um lêmure. 

As patas são longas e a pele das axilas percorrem toda extensão dos membros dianteiros e traseiros. A cabeça desse mamífero é pequena e os olhos são grandes.

Esses mamíferos voadores são bem dóceis, mas são vistos como pragas para a população na Malásia e nas Filipinas.

Apesar disso, pesquisadores afirmam que esses animais são benéficos para o meio ambiente já que auxiliam na produção de árvores.

Os colugos não vivem em grupo, mas em cada região pode haver até 20 desses animais. A coloração fosca desses animais auxilia bastante na camuflagem. E isso auxilia na hora de despistar predadores.

Os colugos comem frutas, seivas e folhas, sendo assim, são herbívoros. O principal motivo de locomoção desses mamíferos voadores é basicamente para se alimentar e fugir de predadores.

Inclusive, acidentes nas estradas envolvendo esses mamíferos é bastante comum, já que eles procuram alimentos também em vilarejos. 

Por fim, existem poucos registros sobre a reprodução dos colugos, mas uma informação curiosa é que as fêmeas amamentam seus filhotes pelas axilas. 

5- Esquilo-voador-do-norte

mamíferos voadores

Estes morcegos podem pesar mais de 120 gramas. Eles têm pelo castanho-acinzentado, exceto a barriga, que é branca.

Distribuídos desde o Alasca até ao norte do Canadá, eles vivem em florestas de coníferas, onde existem muitas árvores produtoras de nozes.

Sendo que eles fazem ninho em buracos de árvores e geralmente têm duas ninhadas por ano.

Em relação a alimentação, o esquilo-voador-do-norte pode comer vários tipos de alimentos como, por exemplo, bolotas, nozes, outras sementes, pequenas frutas, flores, cogumelos, insetos e pequenos pássaros.

6- Esquilo-voador-do-sul

mamíferos voadores

Por fim, temos o esquilo-voador-do-sul que é muito parecido com o esquilo-voador-do-norte. Sendo assim, eles também têm olhos grandes e caudas planas.

Além disso, a alimentação é parecida e eles se abrigam em fendas e nidificar.

No entanto, o seu pelo é mais claro. Sendo que eles vivem em áreas florestadas do sul do Canadá ao Texas.

 

Fontes: Meus animais, Biologia net, National Geographic, Ciência Hoje, Perito Animal, National Geographic Brasil, Zoo Santo Inácio, Mega Curioso, Portal dos Animais, e por fim, QC Animais.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.