Geografia

Magma, o que é? Origem e diferença entre magma e lava

Magma é a designação dada às de rocha liquefeitas em fusão que existem debaixo da superfície da Terra, com cerca de 150km de profundidade.

Atualizado em 01/05/2020

O magma é basicamente uma rocha liquefeita que passou por um processo de fusão e esta no interior da terra. Mais precisamente em profundidades de até 150km. A temperatura desse fluido é muito alta e varia entre 600ºC e 1200ºC. A constituição dele é feita basicamente por silicatos de ferro e magnésio, ricos em enxofre, cristais e gases.

Esse fluído é encontrado no manto terrestre, que fica entre a crosta e o núcleo da terra. Esse fluido tem sua formação nas câmaras magmáticas, que ficam situadas em regiões de altas temperaturas e baixas pressões. Essas câmaras estão situadas a mais ou menos 15 a 150 quilômetros da crosta terrestre.

Certamente, toda a superfície da terra é formada pelo magma e também se movimente sobre ele. E também, vale lembrar que é através do resfriamento do magma que as rochas vulcânicas são formadas. Como por exemplo o basalto, andesito, dacito, fonolito entre outras rochas.

Características

Magma - O que é? qual a sua origem? diferença entre magma e lava
Inside science

Como já sabemos, o magma é um fluido líquido, que é constituído por uma mistura de silicato e uma porcentagem variável de gases dissolvidos. Além disso, no magma também podemos encontrar cristais em suspensão. A composição química desse fluido é basicamente Sílica (Si), Oxigênio (O), Alumínio (Al), Ferro (Fe), Magnésio (Mg).

Certamente, o magmatismo é causado pela aproximação e atrito das placas tectônicas. Normalmente, a formação desse fluido ocorre em áreas de baixas pressões e temperaturas altíssimas.

Eventualmente, quando o magma começa a se aproximar-se na superfície da terra, começa a diminuir a pressão. Então, os gases que estão dissolvidos do magma saem em forma de bolha. Assim, quando a composição do magma é rica em sílica, pode acontecer a liberação desses gases de forma explosivas. Enquanto o magma que não apresenta muita sílica na sua composição, são fluidos e facilitam a saída dos gases sem explosão.

Os vulcões em forma de cone que nós conhecemos, são nomeados de estratovulcões, estes estão cheios de magma silícico. Já os vulcões havaianos são constituídos por magmas com baixo teor de sílica. Então, os vulcões havaianos tem uma menor potência explosiva, uma vez que não tem muita sílica na composição de seu magma. Dessa forma, a lava deles escorrem e salpicam, formando um vulcão em escudo, que se tornaram a forma geológica das ilhas.

Diferença entre magma e lava

Magma - O que é? qual a sua origem? diferença entre magma e lava
Pinterest

Quando pensamos em magma e lava, sempre temos o mesmo objeto em mente. Entretanto, a distinção entre um e outro é dada através da localização do fluido. Então, quando se trata do magma, referimos ao fluido que esta abaixo da crosta terrestre. Ou seja, ainda não chegou a crosta terrestre. Porém, quando essa rocha liquefeita chega a superfície, passa a se chamar de lava.

É válido lembrar que o magma varia em sua composição química. Dessa forma, dependendo da sua composição ele e seus vulcão tem propriedades diferentes. Como veremos no próximo  tópico…

Tipos de magmas

Magma - O que é? qual a sua origem? diferença entre magma e lava
Oficina de textos

Magma basáltico

  • Há uma quantidade pequena de gases dissolvidos;
  • É constituído por 50% de sílica
  • Tem origem na fusão parcial de rochas no manto (peridotito: rocha rica em minerais de ferro e magnésio, como por exemplo a olivina e a piroxena)
  • Tem uma temperatura elevada, o que acarreta em uma fluidez mais rápida
  • Certamente corresponde a 80% de todo o magma que alimenta os vulcões.

Magma andesítico

  • Há bastante gases em sua composição
  • Tem cerca de 60% de sílica
  • Tem uma composição complexa, depende da quantidade e qualidade do material subductado (água, sedimentos);
  • Corresponde a 10 % de todos os magmas que alimentam os vulcões.

Magma riolítico

  • Este tipo de fluido contém uma elevada quantidade de gases dissolvidos na sua composição;
  • Contém cerca de 70% de sílica;
  • É formado pela fusão de rochas da crusta continental ricas em H2O e CO2;
  • É um fluido viscoso e com menor temperatura;
  • Corresponde a 10 % de todos os magmas que alimentam os vulcões.

Formação de rochas

Magma - O que é? qual a sua origem? diferença entre magma e lava
Pixabay

É nomeada de ígnea a rocha formada pela solidificação desse fluido no exterior da crosta. Porém, também há a formação das rochas intrusivas, quando esse fluido resfria lentamente no interior da crosta. A saber que os magmas graníticos e dioríticos são intrusivos.

No entanto, as rochas vulcânicas (ou extrusivas) são formadas quando acontece a precipitação violenta do magma na superfície. A parte superior do fluido resfria-se rapidamente em contato com a atmosfera. Certamente, o magma basáltico é extrusivo. Além disso, os magmas andesíticos são também vulcânicos.

A lava pode ser resultado de magmas máficos ou félsicos. Em suma, a lava félsica tem um aspecto mais viscoso por conta da sua composição (70% de Si, com sódio e potássio), elas são mais leves, menos quentes e mais explosivas. Já a lava máfica até 50% de Si, com presença de ferro e magnésio) costumam ser mais pesadas e fluidas, quentes e rápidas. Porém, são pouco explosivas.

Pode-se dizer que as rochas mais antigas são as ígneas. E essas rochas originaram as demais, que começaram a se formar na era pré-cambriana. As rochas sedimentares (feitas a partir de sedimentos) são as rochas mais jovens, está sempre em processo de transformação.

Vale lembrar

Magma - O que é? qual a sua origem? diferença entre magma e lava
Wikipedia

Não podemos afirmar que todo o manto terrestre é composto pelo magma. Pois, a maior parte do manto é formado pelas rochas em estado nomeado de reodo. Assim, a diferença é que enquanto o magma se forma nas câmaras magmáticas, o reodo se forma em pressões e profundidades maiores.

Por fim, leia também sobre Erupção Vulcânica – O que é, classificação e tipos de erupção

Fonte: National GeographicAlta montanha, Escola educação, Revista pesquisa FAPESP

Fonte imagens: Emaze, Inside science, Pinterest, Oficina de textos, Pixabay, wikipedia.