História

Karl Marx – Biografia, críticas ao capitalismo, socialismo e marxismo

Filosófo revolucionário, Karl Marx mudou a história da humanidade, a partir do início de 1800, trouxe uma nova forma de organização social.

Atualizado em 15/11/2019

Nascido em Trier, na Alemanha, no dia 05 de maio de 1818, Karl Marx era filho de judeus. Entretanto, seus pais se converteram ao cristianismo para exercer sua profissão, pois na época os judeus não podiam trabalhar em todas as áreas e nem fazer relações comerciais.

Conhecer o contexto histórico e a região em que Marx nasceu e cresceu é fundamental para entender seu pensamento. Basicamente, ele veio de uma família judia de classe média.

Apesar de condições financeiras estáveis, Karl Marx é o principal autor de causas operárias. É interessante, avaliarmos bem o fato de seus pais terem convertido ao cristianismo, as dificuldades que enfrentaram por ser judeus. Além disso, as questões filosóficas e pré-revolução são características importantes para compreendermos sua história.

Com 17 anos, Marx entrou na Universidade de Bonn para cursar direito, em 1835. Todavia, no outro ano, em 1836, seu pai o transferiu para a Universidade de Berlim.

Neste ano, Marx conheceu Jenny e noivaram. Embora ambas famílias não aprovavam o relacionamento, o que fez demorar sete anos para casarem. Com isso, Jenny foi fundamental na vida de Marx, pois ela transcrevia e traduzia suas obras. Além disso, tiveram sete filhos, dos quais dois morreram vítimas das doenças relacionadas à pobreza em que viviam.

Karl Marx, quem foi, história e influência, venha conhecer
Fonte: Dissertação KDDV

A mais importante obra de Karl Marx, “O Capital” demorou 16 anos para ser realizada. Por mais que existiu um grande reconhecimento após sua morte, seus livros não chegaram a se popularizarem muito durante as publicações.

Além disso, durante a criação de suas obras, Karl Marx e sua família passou por enormes dificuldades, onde não conseguiam sustentar a numerosa família. Contudo, na maioria das vezes, sempre teve o apoio de seu amigo e colaborador, Friedrich Engels.

Contribuição de Karl Marx

É irrefutável a contribuição de Karl Marx para a economia, devido as teorias com os conceitos de mais-valia e o fetiche da mercadoria. Além disso, Marx é o criador de uma área de conhecimento dentro das ciências humanas. Basicamente, dentro da história, filosofia, economia e sociologia.

Para além disso, suas ideias materialistas são consideradas transformadoras. Pois, ele apresentou para o mundo um novo caminho para o capitalismo, uma nova forma de produção e distribuição econômica. Aliás, ele mostrou uma forma de igualar os homens em suas condições materiais e sócias, livrando das alienações.

Marx influenciou Hegel, Fauerbach, Ricardo e Adam Smith. Certamente, suas obras foram as grandes impulsionadoras da Revolução Russa. Além disso, seu nome sempre está ligado a comunismo, socialismo e revolução. Para mais, Marx faleceu em 1883, em Londres.

Karl Marx, quem foi, história e influência, venha conhecer
Figuras Históricas da Revolução Russa. Fonte: Fundação Astrojildo

Crítica ao capitalismo

Marx acreditava que as mudanças na sociedade só surgiram a partir de uma luta das classes desfavorecidas, atrás de seus direitos. Pois, as classes mais altas nunca querem mudanças, já que estão em uma situação mais confortável. Basicamente, as condições econômicas e a luta de classes são os fatores transformadores de uma sociedade.

Em seus estudos, Karl Marx acreditava que a vitória do proletariado faria tronar uma sociedade sem classe. Entretanto, isso só aconteceria a partir de uma ação revolucionaria.  Para além disso, ele aborda a teoria da mais-valia, que é a explicação do lucro do patrão é a partir da exploração do trabalhador.

Karl Marx, quem foi, história e influência, venha conhecer
Operários trabalhando em indústria. Fonte: Politize

Socialismo Científico

Suas teorias sobre as desigualdades sociais foram chamadas de “socialismo cientifico”. De forma geral, ele dizia que uma revolução socialista faria surgir uma nova sociedade, contra a ordem capitalista e a sociedade burguesa.

A principio seria implantado um controle do Estado. Basicamente, uma ditadura do proletariados e a socialização dos meios de produção, sem existência de propriedade privada.

Por fim, atingiria o comunismo, que seria o fim de todas as desigualdades sociais. Além disso, haveria a dissolução do Estado.

Karl Marx, quem foi, história e influência, venha conhecer
Manifesto Comunista. Fonte: Esquerda Diário

O Marxismo

As teorias de Marx influenciou estudiosos por todo mundo, até gerar os teóricos socialistas. Geralmente, eram críticos que propunham reformulações sociais. Além disso, influenciou grandes líderes políticos. Por exemplo, Lênin, Stálin, Trótski, Rosa Luxemburgo, Che Guevara e Mao Tsé-Tung.

Karl Marx, quem foi, história e influência, venha conhecer
Fonte: Marxismo e Marxistas

Gostou dessa matéria? Venha conhecer essa também: Revolução Russa – O que foi, contexto histórico, causas e consequências

Fonte: Toda Matéria e InfoEscola 

Fonte imagem: Partido dos Trabalhadores