Língua Portuguesa

Intensão ou intenção – Qual a maneira certa de usar?

As duas formas de escrita são utilizadas na gramática, mas possuem diferentes significados. Intensão e intenção devem ser usadas em situações diferentes.

Atualizado em 07/10/2019

A Língua Portuguesa está sempre nos surpreendendo com as diversas regras gramaticais. Assim, se lembrar de todas se torna um pouquinho complicado porque algumas palavras se assemelham muita na forma como se pronuncia e na escrita. Logo, intensão e intenção são um exemplo.

Dessa forma, as duas palavras existem no português, porém, são utilizadas em momentos diferentes. Intenção com ç se refere ao propósito, plano, desejo, ideia ou aspiração. É um substantivo feminino e vem do latim intentio.  Logo, é a forma mais usada para falar e escrever.

Intensão ou intenção - Qual a maneira certa de usar?
Fonte: Serjusmig

A palavra intensão se classifica como substantivo feminino e vem do latim intensio. Assim, a palavra com s é menos utilizada. Logo, está ligada ao ato de aumentar a tensão, força ou energia. Dessa forma, é mais utilizada em áreas como a fonética e a lógica.

Dessa forma, essas palavras apresentam a mesma fonética e só mudam na maneira como são escritas. Logo, palavras assim são denominadas homônimas e confundem bastante.

Intensão e os exemplos

Praticar frases e o contexto em que se aplicam pode ajudar na melhor compreensão de palavras homônimas. Assim, as regras podem se tornar fáceis de serem memorizadas.

Intensão ou intenção - Qual a maneira certa de usar?
Fonte: Frases mais

Exemplos com intensão:

  • O médico verificou a intensão na dor de estômago do paciente;
  • Os farmacêuticos preveem uma intensão no aumento dos remédios;

Exemplo com intenção:

  • Joaquim tem intenção em passar de ano na escola;
  • Marina tem intensão de vestir fantasia de fada no Halloween;
  • Se te ofendi, não foi a intenção.

Palavras homônimas

As palavras homônimas são aquelas em que a fonética e a estrutura fonológica são parecidas, mas a forma escrita sofre mudança, mudando o significado.

Intensão ou intenção - Qual a maneira certa de usar?
Fonte: Lucilene Olson

Assim, esse tipo de palavra pode ser diferenciada de acordo com o contexto em que foi empregada. São exemplos de palavras homônimas:

  • serrar / cerrar
  • cozer / coser
  • apressar / apreçar
  • asserto / acerto
  • caçar / cassar

Gostou de ler essa matéria? Então aproveita para ler também sobre As vezes ou às vezes? Entenda a diferença e quando usar cada um

Fontes: Dúvidas de Português, Escola Kids

Imagem de destaque: Educação e transformação

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.