Incas: como eram, onde viveram e principais características do império

Império Inca foi o maior império da América do Sul. Os incas possuíam sistema agrícola, comunicação por meio de desenhos e complexa sociedade

Incas: Origem, economia, política, cultura, religião, fim do império

O Império Inca é considerado o maior da América do Sul, desenvolvido na região andina. Logo, um dos mais notáveis povos pré-colombianos ocupava áreas onde hoje se encontra a Colômbia, o Chile, Paraguai e a Argentina. Os incas eram considerados uma sociedade essencialmente agrícola com meios de produção bastante avançados.

Em suma, os incas constituíam um império bastante organizando com destaque para a construção de estradas. Assim, teve início por volta de 1200 e era gerido por Estado-nação. Ademais, os incas dominavam outras nações e obrigavam os povos a pagarem impostos.

Além disso, todo o território dominado era agregado ao império, fazendo do expansionismo algo característico dos incas e de outros povos, como os astecas. Entretanto, o fim do império veio quando os espanhóis, comandados por Francisco Pizarro, dominaram a região no século XVI.

Origem dos Incas

Um pouco antes dos Incas ocuparem a região dos andes, uma outra civilização, conhecida como chavin, já habitava a região por volta de 900 a.C. e 200 a.C. Deste modo, os Incas – que também eram chamados de quéchua – ocuparam a região em meados de 1000 a.C.

Incas: Origem, economia, política, cultura, religião, fim do império
Império Inca. Fonte: Haiku deck

Dessa forma, a partir do século VX, deram início ao processo de concentração e conquista territorial. Em síntese, o império Inca surgiu quando o imperador Pachacuti assumiu o poder. Assim, Pachacuti iniciou o processo de dominação e seus sucessores deram continuidade.

Contudo, a dominação dos incas foi responsável pelo fim de outras nações e de grupos indígenas. Assim, em pouco tempo, o império inca se fortalecia e o processo de expansão se tornava cada vez maior.

Com o expansionismo em alta, começaram o processo de construção de estradas. Assim, abriram duas estradas para facilitar o comércio e a ligação entre o litoral e as montanhas.

Além disso, as estradas contavam com um potente sistema de comunicação. Assim, durante o caminho de cada estrada guaritas foram construídas e eram responsáveis por abrigar mensageiros do império.

Dessa forma, todo o território construído pelo Império Inca ocupava cerca de 4 mil quilômetros. Dessa forma, eram estradas que se iniciavam na Colômbia, passavam pelo Chile e estendiam-se até a Argentina.

Os incas denominavam o império como Tawantisuyu, que significa Império das quatro direções. Além disso, o império era dividido em quatro províncias, sendo elas:

  • Chinchasuyu (norte);
  • Antisuyu (leste);
  • Contisuyu (oeste);
  • Collasuyu (sul).

Sociedade

A sociedade no Império Inca era organizada tendo a figura do imperador como líder. Assim, inca significa chefe e era utilizado para nominar imperadores e nobres do império.

Demonstração de como era a sociedade inca. Fonte: Sinesio Gomes

Deste modo, o Inca que era visto como filho do deus do Sol era responsável por comandar diversas tribos. Além disso, o imperador reunia sobre seu domínio os bens do Estado, como a terra, e obrigava a sociedade a pagar impostos.

Nesse sentido, todos os cargos de chefia eram ocupados por alguém da família do imperador. Como resultado disso, cargos como governadores de províncias, chefes militares, sábios, juízes e sacerdotes eram designados ao império.

Assim, os outros integrantes da sociedade do império eram funcionários públicos, ourives, marceneiros, pedreiros etc. Por fim, os agricultores ocupavam a base do sistema hierárquico.

Economia dos Incas

Assim como mencionado acima, a base da economia inca era a agricultura. O sistema agrícola era formado por degraus construídos com paredes de pedras. Além disso, o trabalho dentro do sistema inca era dividido de acordo com a idade de cada pessoa.

Incas: Origem, economia, política, cultura, religião, fim do império
Famosa pedra de 12 ângulos, em um muro na cidade de Cuzco. – Fonte: Revista Planeta

Em síntese, a produção ficava por conta dos agricultores. Assim, os alimentos produzidos serviam para sustentar a nobreza, os sacerdotes e os militares. Além disso, guardavam o que sobrava em espécies de armazéns para os períodos de escassez de alimento.

Para a manutenção da agricultura, os incas recorriam à dois processos agrícolas. Assim, utilizavam a adubação – feita com esterco de lhama e pássaros – e a irrigação produzida por meio dos tanques e canais. Só para ilustrar, dentre os principais cultivos dos incas podemos citar: milho, abóbora, tomate, amendoim, batatas e algodão.

Além disso, utilizavam a lhama como alimento, além da mesma servir na produção de lã e no transporte. Curiosamente, o império inca também criava porquinhos-da-índia, patos, alpacas e cães. Enquanto isso, no litoral, peixe era o alimento mais utilizado pelos moradores.

Política e Cultura dos Incas

A capital do Império Inca era Cusco e as terras do império ocupavam um total de 4.000.000 de km. Além disso, possuía cerca de 15 milhões de pessoas divididas em 200 povos de diferentes características. Assim, o idioma falado era o quéchua e todos faziam reverencia à Inti, o deus Sol.

Fonte: Sinesio Gomes

Um fato interessante é que a sociedade Inca não passava por pobreza ou condições extremas. Assim, toda a sociedade possuía emprego para o sustento familiar e a consumo de roupas. Contudo, a família imperial mantinha seus privilégios.

Deste modo, o ponto marcante da cultura Inca se concentrava na arquitetura e na capacidade admirável da engenharia. Assim, os incas construíram grandiosos palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos.

Todavia, os incas utilizavam desenhos e a oralidade como forma de comunicação, já que não possuíam escrita. Além disso, recorriam à arte para produzir máscaras para os funerais e oferendas.

Religião

Os incas eram politeístas e acreditam em diversos deuses. Assim, os deuses ligavam-se, principalmente, à elementos da natureza como o sol, a lua, o rio, a chuva etc.

Em síntese, os incas realizavam rituais, oferendas e sacrifício humano. Assim, era esperado dos deus retornos vindos da natureza como a chuva, proteção, boa colheita, etc.

Principais Deuses Incas

Viracocha (ou Wiracocha) – muitos o reconheceram como o deus da criação e fundacional. Assim, foi o deus que saiu das águas do lago Titicara com o propósito de ordenar os homens sem leis. Além disso, organizou o mundo em três níveis, deu função a cada um dos povos, criou as planta e animais. Ao terminar sua missão, saiu caminhando pelo mar.

Inti (ou Apu Inti) – chamava-se deus Sol, “servo de Viracocha”. Assim, os fiéis rezavam para o deus pedindo proteção contra doenças, além de boas colheitas. Era visto como o deus que possuía energia que alimentava a terra e os seus seres que nela habitavam. Mama Quilla era sua companheira e irmã, reconhecida como a lua. Dessa forma, eram pais dos imperadores incas.

Incas: Origem, economia, política, cultura, religião, fim do império
Principais deuses incas. Fonte: survivor conspiration

Mama Quilla – principal divindade feminina. Uma classe sacerdotal de mulheres a servia e sua importância era enorme em todos os assuntos femininos como os nascimentos, casamentos, fertilidade, os ciclos das colheitas, etc. Irmã e esposa de Inti e de cuja união nasceram os imperadores incas.

Pachamama – não é propriamente uma deusa criadora. Seu nome significa pacha – terra e mama, mãe. É um mito entendido em toda a América, pois se trata da própria terra, dos cultivos e pastos. A Pachamama era reverenciada com uma parte das colheitas ou dos animais que pastavam. Assim se estabelecia uma relação de reciprocidade entre os fiéis.

Fim do Império

O império inca já vinha passando por diversas crises no século XV. Assim, após a chegada dos espanhóis, grupos de rebeldes se uniram e em 1533, o império inca estava conquistado.

Porém, houve resistência por parte da sociedade que queria manter o império. Entretanto, o imperador Atahualpa foi morto, sendo substituído por Tupac Amaru, também executado pelos espanhóis. Tupac Amaru II foi o último líder a comandar os incas, porém, mais tarde, assassinaram-no.

Curiosamente, o romancista francês Laurent Binet, imaginou em seu livro Civilizações, um fim diferente para Atahualpa. De acordo com o escritor, se os povos pré-colombianos e demais civilizações colonizadas pelos europeus tivessem tido contato com mais animais e adquirido maior imunidade à microorganismos, a história seria outra.

A cultura Inca hoje

Um fato interessante é que a cultura inca não morreu com o passar dos anos. Assim, ainda hoje é possível visualizar o que um dia foi um vasto império. Desse modo, a cultura inca é bastante presente no Peru, principalmente na cidade de Cusco, onde estão presentes ruínas do império.

Fonte: História Zine

Assim, lugares como Machu Picchu abriga um santuário religioso descoberto em 1912 por um pesquisador norte americano. Além disso, nos dias de hoje, muitos turistas visitam o Vale Sagrado, responsável por reunir cidades como Sacsayhuamán, Ollantaytambo e Písaca.

Curiosidades

  • O quipo era um dos principais instrumentos usados pelos Incas para comunicação, coleta de dados, registros de censos, etc. Assim, cada nó que dava-se em cada cordão significava alguma informação distinta;
  • Os Incas foram os primeiros a cultivar a batata, há aproximadamente 7.000 anos atrás;
  • Machu Picchu, conhecida como “cidade perdida dos Incas”, fica localizada em uma região tão alta nas montanhas que só veio a ser descoberta em 1912;
  • As casas não possuíam móveis e apenas esteiras e tapetes eram utilizados para ocupá-las;
  • A divisão de terras no império inca era feita de acordo com o quantidade de pessoas na família. Assim, não faltava alimento para comer;
  • No início do século XVI, em seu apogeu, o império inca acumulou cerca de 12 milhões de habitantes apenas em sua capital, Cusco;
  • Ademais, no império inca, homens casavam-se aos vinte anos e mulheres aos dezesseis. Enquanto a maioria deles escolhia com quem se unir, aos 10 anos as mulheres passavam por uma seleção e enviavam as mais inteligentes e bonitas à capital para casarem-se com o imperador ou permanecerem virgens para o culto solar.

E então, gosta de história e de conhecer as civilizações que viveram há milhares de anos? Pois bem, não perde tempo e confere essa matéria sobre os Sumérios – Quem são, história, escrita cuneiforme, religião, curiosidades

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Britannica Escola, InfoEscola, BBC.

Bibliografia:

  • SILVA, Daniel Neves. “Incas”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/incas.htm. Acesso em 30 de outubro de 2019.
  • Inca. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em:
    <https://escola.britannica.com.br/artigo/inca/481558>. Acesso em: 11 de julho de 2021.
  • WALLACE, Arturo. Incas: e se a Europa tivesse sido conquistada pelo império liderado por Atahualpa?. e se a Europa tivesse sido conquistada pelo império liderado por Atahualpa?. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-54938885. Acesso em: 11 jul. 2021.

Fonte imagem destaque: Domiruth Blog

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.