Tecnologia

Impressoras 3D poderiam ajudar em retrato falado para solução de crimes?

Além de servir para imprimir alimentos, será que as impressoras 3D poderiam auxiliar a solução de crimes? Descubra

Atualizado em 30/12/2015

Desde que as impressoras 3D chegaram no mercado, muitas possibilidades chegaram juntos. Inclusive, já postamos aqui na Conhecimentos Científicos um texto sobre impressoras 3D e a impressão de alimentos. Lembra?

Porém, o que se está em curso com essa nova forma de imprimir, pode revolucionar também o mundo de solucionar crimes, já pensou o que daria a união de informações genéticas com impressoras 3D?

O projeto chamado Stranger Visions pretende revolucionar a forma com que fazemos retrato-falado utilizando impressoras 3D. Para isso utiliza o trabalho da artista americana, Heather Dewey-Hagborg, que passou algum tempo recolhendo fios de cabelo e bitucas de cigarros anonimamente em ruas de Nova Iorque.

Depois disso, entrou para um escritório e começou a trabalhar com as impressoras 3D, desenvolvendo um software que reúne várias outras tecnologias e bancos de dados de fenótipos forenses. Isso significa que, caso alguém consiga alguma informação minima sobre sua genética, poderia reproduzir seu rosto em 3D.

Quais são os resultados do uso de impressoras 3D e a criação de retratos falados?

 

Bem, realmente é possível levantar uma série de informação utilizando poucos elementos sobre nossa genética. As imagens geradas não são totalmente precisas, porém já foi possível levantar com as impressoras 3D características fundamentais como tipo e cor dos cabelos, olhos, pele e dentes.

Na verdade, o que as impressoras 3D podem fazer é gerar um esteriótipo genérico e aproximado desses indivíduos.

Como fica a questão a privacidade para esse projeto?

A questão da privacidade está sempre em discussão no mundo pós-digital. Ainda não se sabe onde a mistura impressoras 3D e genética pode chegar. Mas levanta-se uma discussão sobre direitos autorais e o uso de pequenos objetos ou marcas humanas deixadas na cidade e a criação de imagens semelhantes.

Passou recentemente por NY? Veja se seu rosto não foi um dos captados pelo projeto

_sample2_face_web

_sample3_face_web

_sample4_face_web

_sample6_face_web

dublin4

EH1-web

NYC7-web

Fonte e Crédito das imagensDeweyhagborg