O que é ideologia? Significado, conceito e definição

A ideologia estaria ligada ao que oculta e mascara a realidade. São ideias que podem ser políticas, sociais, culturais, religiosas e etc.

Ideologia, o que é? Significado, principais tipos, ideólogos e exemplos

A ideologia é aquilo que seria ou é ideal. Ou seja, ela é um conjunto de ideias que servem para orientar sobre um certo assunto. Sendo que pessoas ou um grupo de pessoas, acreditam nessas ideias e as seguem.

O que é ideologia

No sentido amplo, ideologia é aquilo que seria ou é ideal. No entanto, o termo pode ter vários significados.

Por exemplo, no senso comum, ela é um grupo de ideiaspensamentosdoutrinas ou visões de mundo de uma pessoa ou grupo. Dessa forma, ela orienta as ações sociais e políticas dessas pessoas.

Por outro lado, muitos autores usam este termo sob uma concepção crítica. Neste caso, ela serve como um instrumento de dominação.

Sendo que essa dominação ocorre por meio do convencimento e não pela força física. Ou seja, ela usa a persuasão e aliena a coincidência humana. O termo foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy.

Ele também foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante.

Em resumo, de acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade. Além disso, várias ideologias se destacaram no século XX:

1- Fascista

Foi implantada na Itália e Alemanha. Ela tinha um caráter militar, expansionista e autoritário.

2- Comunista

Ela foi disseminada na Rússia e em outros países. Em síntese, ela visava a implantação de um sistema de igualdade social.

3- Democrática

Foi criada em Atenas, na Grécia Antiga. Sendo que ela tem como ideal a participação dos cidadãos na vida política.

4- Capitalista

Essa ideologia surgiu na Europa. Ela está ligada ao desenvolvimento da burguesia. Desse modo, tinha como foco o lucro e o acúmulo de riqueza.

5- Conservadora

Em síntese, são ideias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.

6- Anarquista

Defende a liberdade. Sendo assim, ela defende a eliminação do estado e das formas de controle de poder.

7- Nacionalista

Por fim, essa ideologia exalta e valoriza a cultura do próprio país.

Ideologia de gênero

O conceito de “ideologia de gênero” é bem conhecido. Mas é preciso tomar cuidado ao usar essa expressão ao falar sobre questões de gênero.

Isso porque, neste caso, essa não é uma expressão adequada. Isso ocorre pois a ideologia é um conjunto de ideias ou princípios sobre certo assunto.

O que é gênero?

Gênero é a forma com que uma pessoa se autoidentifica. Ou seja, é o modo com que ela se percebe como indivíduo. Sendo assim, essa identificação pode ocorrer independente do sexo que a pessoa nasceu.

Certas teorias dizem que existem apenas dois gêneros: masculino e feminino. Contudo, existem estudos que defendem que existe uma diversidade de gêneros.

De acordo com pesquisadores do assunto, a identificação com um certo gênero é causada por uma construção histórica, social e cultural.

Dessa forma, esses estudos dizem que a noção de gênero não seria uma escolha feita de forma consciente. Logo, a identificação com um gênero não seria uma escolha pessoal.

Ao invés disso, ela seria o resultado de uma soma de fatores: a convivência de uma pessoa com certos valores sociais e culturais, além da percepção sobre sua própria identidade.

Ideologia na filosofia

Os filósofos abordaram o termo de formas diferentes. Por exemplo, para Hegel, a ideologia é uma separação da consciência em relação a si própria.

Com base nisso, Marx definiu 2 usos para o conceito de ideologia:

  • Um deles vê a ideologia como a causa da alienação do homem. Isso por meio da separação da consciência.
  • Já a outra vê a ideologia como uma superestrutura. Ela seria composta por várias representações que fazem parte da consciência.

Em resumo, para Karl Marx, a ideologia mascara a realidade. Sendo assim, os adeptos dessa escolha acreditam que a ideologia é como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto.

Ideologia na sociologia

Para a sociologia, a ideologia é: uma associação de representações e ideias que um grupo social produz. Essas ideias seriam sobre o seu meio e a sua função nesse meio.

O termo pode ser usado em várias áreas, tais como: política, religião, economia e etc. Sendo que ele é diferente de uma ciência. Isso porque, ele não tem uma metodologia exata que sirva para comprovar suas ideias.

Muitas vezes, certo grupo tenta convencer outras pessoas a seguirem a sua ideologia. Com isso, ocorrem muitas brigas entre grupos.

Enfim, gostou do texto? Pois saiba que aqui no site nós temos vários textos que você pode gostar. Por exemplo, você pode aprender o que é identidade cultural.

Além disso, você pode gostar de descobrir o que é comunidade. Por fim, não deixe de ler também sobre o que é antropologia.

Fontes: Significados; Brasil Escola; e, por fim; Mundo Educação.

Bibliografia:

  • Porto Editora; Ideologia no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto; Porto Editora.
  • PORFÍRIO, Francisco. “Ideologia”; Brasil Escola.
  • MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. [Tradução: Luis Claudio de Castro e
    Costa]. 3ª Edição. São Paulo; Editora Martins Fontes. 2007.
  • SILVA, Sabrina Aparecida da. O CONCEITO DE IDEOLOGIA; Tracy, Marx, Engels e Gramsci. 2015. Florianópolis.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.