MENU
Hidrosfera – O que é, distribuição de água no planeta e importância
Hidrosfera é toda a parte líquida que cobre a Terra, presente em todos os seus estados físicos, desde as geleiras até os rios e oceanos.

A hidrosfera, juntamente com a litosfera, a atmosfera e a biosfera, faz parte do conjunto de elementos essenciais para que haja o desenvolvimento de vida no planeta Terra. Portanto, a hidrosfera corresponde a toda composição de água da Terra, encontrada em todas as formas físicas (sólido, líquido e gasoso).
Isso significa que a hidrosfera compreende os rios, lagos e oceanos, bem como os lençóis de água subterrânea, o vapor da água da atmosfera e as geleiras.
Sendo assim, a hidrosfera é uma camada que apresenta interrupções, ou seja, descontínua, onde a água está presente em todos os seus estados físicos.
Como esta camada faz parte do conjunto de elementos necessários para o desenvolvimento de vida no planeta, todos organismos vivos que vivem nas águas também fazem parte da hidrosfera.
Dessa forma, a biosfera – camada que se caracteriza pela inter-relação de todas as demais esferas terrestres – está diretamente relacionada com a hidrosfera.
Distribuição de água na hidrosfera
A hidrosfera, como já foi dito, é toda a parte líquida que cobre o planeta Terra. Esta água está presente em todos os seus estados físicos, desde as geleiras (sólido) até os rios e oceanos (líquido). Os oceanos, por exemplo, representam 97,2% de toda a água disposta no mundo.

As águas dos rios, lagos, geleiras, aquíferos e lençóis freáticos, também chamadas de águas continentais, representam uma parcela bem inferior se comparadas às águas dos oceanos.
Além disso, também tem a água contida na atmosfera, que se apresenta em forma de vapor – responsáveis por dar origem às precipitações.
De forma geral, a água está distribuída na hidrosfera da seguinte forma:
- Oceanos 97,2%;
- Calotas de gelo e geleiras 2,15%;
- Água na atmosfera 0,001%;
- Água no subsolo 0,62%;
- Águas superficiais – compreendem os rios, lagos e biomassa – 0,029%.
A água representa uma importância inestimável para as formas de vida, incluindo o ser humano.
Isso porque tudo que possui vida é composto, mesmo que de forma mínima, por água. Um exemplo da importância da água é observar que mais de 70% da superfície terrestre é composta por líquido.

Além da utilização no consumo direto, a água também possui importância e utilidades em outros aspectos, como fornecer alimentos e recursos naturais. Dentre esses recursos se encontram os peixes, que habitam rios, lagos e mares.
Outra forma de utilização da água é para obtenção de energia, por meio de hidrelétricas. O transporte, através das hidrovias, também precisa da água para que funcione de forma adequada. Também utilizamos a água, por exemplo, na preparação de alimentos e como forma de se higienizar.
Importância
A quantidade de água presente no planeta Terra é tão grande que, por conta desta característica, somos conhecidos como “planeta azul”. Sendo assim, sem água no estado líquido, a vida terrestre não seria possível.
Dentre os lugares da hidrosfera, o que mais possui quantidade de água são os oceanos, que representam cerca de 97% do total do planeta. Entretanto, apesar da grande quantidade de água disponível, as águas oceânicas não são próprias para consumo, já que possuem grande quantidade de sal.
A água potável, própria para consumo, representa uma parcela muito pequena de toda a água da hidrosfera. Além disso, uma parte da água que pode ser consumida pelos seres humanos, se encontra em calotas e geleiras, bem como em montanhas, o que dificulta o acesso a este recurso.

Além disso, existe ainda a água que pode ser consumida, mas que por ações dos seres humanos, como a poluição, se encontra poluída por diversos tipos de materiais. Com isso, a água poluída se torna imprópria para os seres vivos.
Vale lembrar que, por conta de ações humanas que englobam a poluição de rios e lagos, a água é hoje um recurso natural esgotável. Ou seja, pode ser que, após anos de uso irresponsável, a água venha a se esgotar.
Com a poluição das águas, por exemplo, outras consequências podem ser ocasionadas, já que as águas – principais fornecedoras de oxigênio na Terra – são drasticamente atingidas por conta da poluição. Por conta disso, é de extrema importância que a água como recurso natural seja preservada.
Você sabia?
Cientistas descobriram um oceano debaixo da Terra que, de acordo com estimativas, possui três vezes mais o tamanho dos oceanos da superfície terrestre.
Após pesquisas, foi observado que essa grande quantidade de água está armazenada na parte inferior da crosta terrestre, mais precisamente em um mineral conhecido como ringwoodite.
Este mineral, devido à grande porosidade, possui capacidade de armazenar elevadas quantidades de líquido em seu interior.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Escudos Cristalinos e Depressões Geográficas.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Mundo Educação e Escola Kids
Imagens: Xapuri, Guia do Estudante, Superinteressante e Ciência Estelar