Biografia

Heliogábalo, quem foi? História de vida, paixão do imperador e morte

Heliogábalo, também conhecido como Elagábalo, foi um dos imperadores romanos. Governou entre 218 e 222, até ser morto pela própria família.

Atualizado em 17/07/2020

Heliogábalo é conhecido como um dos piores imperadores de Roma. O imperador assumiu as responsabilidades imperiais ainda muito novo, aos 14 anos. A principio, o jovem era sacerdote do rei Sol Elah-Gabal e, após tornar-se imperador, continuou exercendo atividades no sacerdócio. Naquela época, ele quebrava todas as tradições e seguia acreditando nos próprios preceitos.

O jovem imperador praticava crenças vindas das funções de sacerdote, como sacrificar animais para rituais. Aliás, o imperador também sacrificava mulheres em nome da divindade que adorava e utilizava o sangue dos sacrifícios misturado à vinhos, como forma de oferenda. Além disso, o imperador realizava banquetes com comidas falsas, apenas para se divertir com a feição das pessoas.

O imperador também era conhecido como Elagábalo e, até mesmo, como Marco Aurélio Antonio. De acordo com a história, o imperador teria governado por pouco tempo, de 218 até 222. O reinado durou pouco porque o imperador foi assassinado à mando da própria família. Antes de morrer, a família o fez adotar Alexandre, para que o império tivesse um sucessor.

Vamos entender melhor como todos esses fatos se desenrolaram!

Vida de Heliogábalo

No período da Roma Antiga, existiam várias famílias que faziam parte da realeza e dos bons costumes romanos. A família de Elagábalo era uma delas. Assim, vindo de família nobre, o jovem nasceu na região onde hoje se encontra a Síria. Seus pais, Júlia Soémia e Sexto Vário Marcelo, pertenciam à uma importante família do Império Romano.

Heliogábalo, quem foi? História de vida, paixão do imperador e morte
As festas que Heliogábalo provia eram cheias de extravagâncias

Quando jovem, Elagábalo serviu como sacerdote de El-Gabal, deus grego que atuava na cidade natal, Homs. Elagábalo ainda era uma criança quando as responsabilidades imperiais caíram sobre ele, aos 14 anos. Por ser muito jovem, seu governo ficou conhecido pelos escândalos, principalmente religiosos.

Isso porque, Heliogábalo não aceitava as crenças e tradições religiosas da época. Para ele, era mais fácil criar as próprias regras e segui-las da maneira que achasse melhor. Além disso, o jovem imperador ficou conhecido pelos desejos sexuais insaciáveis que possuía. Aliás, o jovem realizava festas insanas e convidava grande parte do reino.

Queda da popularidade

Por conta das atitudes extravagantes do imperador, sua popularidade foi, gradativamente, diminuindo. Além das festas e da recusa à religião da época, o jovem imperador não queria saber de cumprir com os compromissos do império. Como forma de contrariar as tradições da época, Heliogábalo teria se casado cinco vezes, além de gerar intrigas com a Guarda Pretoriana, responsável por sua proteção.

Heliogábalo, quem foi? História de vida, paixão do imperador e morte
Pintura de Heliogábalo e Hierocles

Além de cinco esposas, o jovem imperador possuía relações sexuais com diversas pessoas, homens e mulheres. Inclusive, historiadores contam que Heliogábalo era apaixonado por um piloto, Hierocles e gostava de chamá-lo como marido.

Todas as extravagâncias e as atitudes que iam de oposição aos costumes de Roma fizeram a própria família de Heliogábalo planejar sua morte. Sua avó, Júlia Mesa, reuniu membros da guarda para que Heliogábalo fosse morte e destituído do trono. Além do imperador, sua mãe também era alvo do golpe militar, já que ela o apoiava em todas as decisões.

O golpe

Como o golpe militar já estava todo planejado, Júlia Mesa pediu para que Heliogábalo adotasse Alexandre como sucessor. O imperador achou tudo aquilo muito estranho. Enfim, quando percebeu que tudo não passava de um golpe, o imperador manda matar Alexandre. Porém, já era tarde demais.

Júliao a Mesa já havia planejado tudo. A avó, junto à guarda do império, pediu que o imperador e Alexandre fossem ao acampamento pretoriano. Obedecendo à vontade da avó, o imperador foi ao acampamento acompanhado, também, de sua mãe. Após chegarem ao local de destino, os soldados não dirigiam atenção ao imperador, somente ao jovem Alexandre.

Heliogábalo, quem foi? História de vida, paixão do imperador e morte
A morte de Heliogábalo foi planejada pela própria família

Dessa forma, no dia 11 de março de 222, Heliogábalo foi morto com vários golpes de faca pelos próprios guardas que o protegiam. O imperador e mãe tiveram as cabeças cortadas e os corpos despidos. Em seguida, os soldados pegaram os corpos e os arrastaram por toda a cidade.

Heliogábalo teve seu corpo atirado no rio, enquanto o corpo de sua mãe foi deixado em um canto. Após o assassinato de Heliogábalo, Alexandre assumiu o império com apenas 12 anos de idade. Além disso, depois que Heliogábalo morreu, muitas pessoas que apoiavam seu governo também foram assassinadas.

O que achou da matéria? Se gostou, leia também quem foi Homero e quais os motivos da Guerra de Troia.

Fontes: Aventuras na História, Aventuras na História, Gay Blog e Maestro Virtuale

Imagens: Planeta Curioso, CVRC, Aminoapps e Super Abril

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.