Física & Química

Grandezas físicas, o que são? Conceitos, principais tipos e medidas

Todas as coisas que podem ser medidas são grandezas físicas, como a quilometragem, litros, velocidade, força ou comprimento.

Por Kariny Bianca

As grandezas físicas são métodos de estudo dos fenômenos da natureza, ou seja, é uma forma universal de medidas qualitativas e quantitativas. Em outras palavras, a física padronizou essas regras gerais de medidas para serem identificadas no mundo inteiro.

No entanto, não temos uma definição única de grandeza, apenas uma ideia do que seja o comprimento, o tempo, a velocidade, a força ou a reta. Por isso, as grandezas físicas servem para medir ou quantificar as propriedades de uma matéria. Os quilômetros e os litros, por exemplo, são quantificados pelas grandezas físicas.

Dessa forma, vamos aprender um pouco mais sobre esse fenômeno da física, os tipos de medida e principais conceitos. Ademais, são medidas necessárias em nossas vidas, até porque seria difícil viajar sem saber quantos quilômetros precisam ser percorridos até o destino.

O que são grandezas físicas?

Como dito anteriormente, as grandezas físicas permitem que tenhamos a medida das propriedades de uma matéria. Portanto, se pensarmos na velocidade, precisamos definir a distância dividida pelo tempo, assim estamos lidando com duas unidades de grandezas físicas: o espaço e o tempo.

Grandezas físicas
Q.I Educação

Sobretudo, essa quantidade pode ser calculada de duas maneiras distintas. São elas:

  • Direta: Quando utilizamos um objeto para calcular a medida, como a régua, termômetro, relógio ou cronômetro.
  • Indireta: Quando medimos por meio de cálculos, assim podemos saber a distância da Terra ao Sol, por exemplo.

Ao passo que, as grandezas físicas são definidas como tudo que pode ser medido. Nesse sentido, a quantidade de refrigerante na garrafa pode ser calculada por litros. Quer um exemplo do que não pode ser medido? O amor de uma mãe ou pai pelos filhos.

Portanto, existem quatro vantagens para esse método, são elas: Unicidade, Uniformidade, Coerência e Relação decimal entre múltiplos e submúltiplos. A primeira significa que existe uma unidade para cada grandeza física.

A segunda diz respeito a cada fenômeno físico, que possui símbolos diferentes. Por conseguinte, a potência de dez facilita o trabalho escrito e verbal, por último, a coerência diminui a possibilidade de interpretações erradas.

Tipos de grandezas físicas

Antes de tudo, as grandezas físicas estão divididas em dois grupos, estes que utilizamos para entender o resultado das medidas. Assim, cada uma delas depende de unidades distintas para chegar à uma comparação ou definir uma margem de grandeza.

Grandezas físicas
Mathema
  • Escalar: É possível determinar as grandezas físicas pelo intervalo de tempo de cada unidade. Por exemplo: quando se fala em 3 horas de viagem, conseguimos ter uma ideia de grandeza. Por isso, basta apenas sabermos a medida e a unidade para determinarmos a distância e a velocidade.
  • Vetorial: Neste formato não é possível identificar as grandezas físicas apenas com a medida e a unidade. É preciso conhecer o valor da medida, a unidade, a direção e o sentido.

Unidades de medidas

Em geral, a unidade de medida pode ser definida pela comparação das grandezas físicas com outra grandeza de mesma espécie. Isto porque, podemos nos deparar com números superiores ou inferiores ao padrão ou unidade de uma grandeza.

Grandezas físicas
Passei Direto

Nesse sentido, a física elaborou a notação científica para facilitar o entendimento. Assim, o N representa o número de vezes que a grandeza medida é maior ou menor que a unidade ou padrão. De tal forma que, a potência de 10 serve como auxílio do N, sendo assim: 1 < n < 10.

Em suma, no final do século XIX, diversas medidas de comparação foram surgindo, até que os estudiosos decidiram elaborar um sistema padronizado de medidas, evitando que inúmeras unidades fossem geradas para a mesma grandeza.

Por conseguinte, o Sistema Internacional de Medidas (SI) foi criado para manter um conjunto de unidades padronizado, estes que auxiliam nas medidas, comparações das espécies de grandezas, múltiplos e submúltiplos.

O que achou dessa matéria sobre grandezas físicas? Se gostou, confira também: Energia térmica, o que é? Definição, fórmula e principais aplicações

Fontes: Mundo Educação, Mundo Educação II, Cola na Web e InfoEscola

Imagens: QI Educação, Passei Direto, Mathema e HiNative

Próxima página »