Ciências

Fases da lua – O que são, por que acontece e características de cada ciclo

As fases da Lua são o resultado dos raios solares que a Lua emite. Existem quatro ciclo lunares: Lua Cheia, Lua Minguante, Nova e crescente.

Atualizado em 23/10/2019

Quando olhamos para o céu é possível, na maioria das vezes, identificar constelações, nuvens escuras e a lua. Porém, a lua sempre é vista de maneira diferente. Logo, em alguns casos ela está cheia, em outros só é possível ver a metade. Desse forma, as variações que percebemos são denominadas fases da Lua.

Assim, as fases da Lua demonstram os pontos em o que o satélite natural do Planeta Terra se encontra ao longo de um ciclo. Logo, as disposições de sombra são possíveis por consequência da luz solar que incide sobre a Terra.

Em conclusão, as fases que compõe um ciclo lunar são conhecidas como Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante. Em suma, a Lua somente pode ser vista por refletir a luz que recebe do Sol. Logo, conheça as principais fases que consiste o ciclo lunar.

Fases da lua - Conheça as características de cada ciclo e as curiosidades
Fonte: Twitter

Fases da Lua

Em síntese, a Lua faz viagens em volta da Terra durante todo o ano. Assim, as viagens fazem com o que sua forma mude gradualmente. Dessa forma, essas mudanças são denominadas fases da lua e são dividias em quatro etapas. Logo, um clico completo da Lua dura aproximadamente 29,5 dias.

Deste modo, o ciclo lunar é dividido em:

Lua Nova

Fases da lua - Conheça as características de cada ciclo e as curiosidades
Fonte: Meu astro center

Em suma, esta é a fase em que é possível ver apenas um pequeno risquinho no céu. Deste modo, a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra. Dessa maneira, não é possível que a observemos em sua totalidade.

Assim, um fato interessante, é que a Lua Nova só é possível ser avistada durante o dia. Logo, a Lua nasce por volta das 6 horas e se põe às 18 horas.

Lua Crescente

Fases da lua - Conheça as características de cada ciclo e as curiosidades
Fonte: Observando o céu de sinop

Em síntese, também é chamada de quarto crescente. Dessa forma, só conseguimos avistar ¼ do seu tamanho. Assim, o que enxergamos é semelhante à um semicírculo. Logo, nesta fase, a Lua nasce ao meio-dia e se põe à meia-noite.

Lua Cheia

Fases da lua - Conheça as características de cada ciclo e as curiosidades
Lua Cheia. Fonte: Terra

Definitivamente, se o céu não estiver nublado e sem nuvens é praticamente impossível não notar a presença da Lua Cheia. Dessa forma, conseguimos enxergar a Lua em em sua totalidade. Logo, os raios solares estão iluminando toda sua extensão. Assim, significa que a Terra está entre o Sol e a Lua. Enfim, a Lua nasce às 18 horas e se põe no dia seguinte, às 6 horas.

Lua Minguante

Fases da lua - Conheça as características de cada ciclo e as curiosidades
Fonte: Do berço até ao túmulo

Em síntese, também é chamado de quarto minguante. Assim, representa o último ciclo da Lua. Logo, conseguimos observar somente ¼ de sua totalidade em formato de semicírculo. Deste modo, durante esta fase, a Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia.

Curiosidades

  • O Ciclo da Lua também é chamado de Ciclo de Lunação ou Período Sinódico da Lua. Assim, tem duração de aproximadamente 29,5 dias;
  • Existem meses em que é possível ver os quatro ciclos da Lua. Logo, é denominado mês lunar;
  • Em alguns meses é possível visualizar duas Luas Cheias. Desta forma, a segunda Lua é  denominada Lua Azul;
  • A Lua não possui luz própria. Assim, só é possível enxergá-la porque a Lua reflete a luz que recebe do Sol;
  • O eclipse lunar ocorre quando a Terra passa entre o Sol e a Lua;

Se você gostou de aprender sobre as fases da lua e as principais características entre elas, aproveite e leia também sobre a Astronomia – O que é e para que serve o estudo dos corpos celestes?, além dessa outra matéria sobre o incrível Cometa Halley – Por que é tão famoso, passagens pela Terra, curiosidades

Fontes: Toda Matéria, Mega Curioso, Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Guia da Alma

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.