Geografia

Extrativismo vegetal – O que é, riscos, produtos extraídos no Brasil

O extrativismo vegetal sempre existiu no Brasil e nos chama a atenção para todos os seus danos e riscos para a preservação ambiental

Atualizado em 06/11/2019

A biodiversidade brasileira é uma das maiores do planeta, as riquezas naturais daqui são incalculáveis. Entretanto o extrativismo vegetal – e todos os demais tipos de extrativismo – coloca em risco toda essa grandiosidade natural, pois muitas ocorrem de forma ilegal.

Ademais, atualmente, fala-se muito de extrativismo sustentável, em que é baseado na extração com responsabilidade. Além disso, impede que os recursos se esgotem e preserve as espécies.

Mas afinal, o que é extrativismo vegetal? É, basicamente, a extração de produtos vegetais, que não foram cultivados pelo ser humano. Certamente, sabe-se que o Brasil carrega uma bagagem de exploração dos recursos naturais, desde o período de colonização portuguesa até os dias de hoje.

Entretanto, o extrativismo desenfreado está desencadeando a cada dia mais um colapso dos recursos naturais no Brasil. Porque a maioria das atividades são ilegais e de forma irregular, sem planejamento nem sustentabilidade, direcionando apenas para o lucro e comercio.

Extrativismo vegetal no Brasil, venha conhecer mais
Fonte: Professora Luciane Kawa

Quando comparado com outras atividades economicas, o extrativismo é uma das mais vantajosas, pois possui uma mão de obra barata, o que já facilita as irregularidades. Embora não esteja sozinha, a agropecuária brasileira também abusa das vegetações, desmatando irregularmente para ter mais espaço.

É um grande desafio encontrar uma região com extrativismo ecologicamente equilibrado. Além disso, na região Norte, a extração de madeira, castanhas e látex é bem intensa, devido as grandes florestas e vegetação na região

Conheça os principais produtos do extrativismo vegetal

1. Madeira

Extrativismo vegetal no Brasil, venha conhecer mais
Fonte: IBGE

A madeira é um dos principais recursos de extração, encontradas nas matas de araucárias ou nas florestas subtropicais. Po exemplo, é utilizada para a produção de papel, celulose, moveis, entre outros. Mesmo protegida por lei, o desmatamente ilegal existe e é um grande problema para o país.

2. Castanha-do-pará

Extrativismo vegetal no Brasil, venha conhecer mais
Fonte: Ativo

castanha-do-pará é extremamente vitima do extrativismo, vinda do Amapá e do Pará, sendo destinada 80% para EUA e Europa.

3. Seringueira

Extrativismo vegetal no Brasil, venha conhecer mais
Fonte: DW

Ainda que há todo avanço tecnológico, o extrativismo do latéx das seringueiras ainda existe e é a principal matéria prima para a produção de borracha no Brasil.

4. Carnaúba

Com inúmeras aplicações na industria, da Carnaúba se aproveita o caule, a madeira e as raizes. Encontrada nos estados do nordeste brasileiro é chamda de arvore da vida.

Do nordeste ainda vem o extrativismo de piaçava, utilizada para produzir cordas e vassouras. A castanha-de-caju, para fins alimentícios e cosméticos. Ademais, ainda tem o buriti, com funções medicinais.

Extrativismo vegetal no Brasil, venha conhecer mais
Coleta de cacho de buriti Fonte: Cerratinga

Por mais que o Brasil possua inumeros recursos naturais, nenhum durará para sempre! É necessário preservar o meio ambiente e valorizar o extrativismo vegetal sustentável.

Gostou dessa matéria? Então você vai se interessar por essa: Extrativismo no Brasil: saiba onde é explorado e de que forma acontece

Fonte: InfoEscola e Só Geografia 

Fonte imagem: IDAM