Se quando você pensa em planeta dos sistema solar com anéis, sua primeira imagem é Saturno, isso pode mudar num futuro.
Pelo menos é o que a Nasa e um estudo recente estudo publicado na revista de Geociência chamada “Nature Geoscience” dizem sobre o assunto. Nos estudos, espera-se que o planeta Marte também poderá ter anéis.
Está se perguntando de onde vão vir os anéis de Marte? Nós também ficamos intrigados com essa notícia. De acordo com a Nature Geoscience, os anéis de Marte, o planeta vermelho, seriam provenientes de Fobos, uma das luas do planeta.
No caso relatado, a lua Fobos iria se desintegrar no futuro e criar uma zona de dentritos ao redor de Marte, formando assim alguns anéis.
O que você sabe sobre Fobos – a lua de Marte?
Fobos – Crédito: NASA/JPL-Caltech/University of Arizona
Bem, se é de Fobos que vão vir os anéis de Marte, vamos entender um pouco melhor essa lua. Relatos dos astrônomos dizem que Fobos é a maior e a mais próxima lua de Marte. Suas dimensões são 11,1 km (raio). Fobos foi descoberta em 18 de Agosto de 1877 pelo cientista Asaph Hall.
A aproximação entre Fobos e Marte acontece por conta da gravidade, que tende a aproximar cada vez mais os dois corpos. Uma aproximação mais definitiva poderia significar a desintegração do corpo mais frágil, no caso a lua Fobos, que já resistiu a um impacto anteriormente, por esse motivo, hoje sua estrutura é fragilizada.
De onde vem o nome da lua de Marte?
O nome Fobos te origem grega, e significa medo. (Não é coincidência a palavra fobia, em português, ter esse mesmo radical). Segundo a mitologia da Grécia, Fobos seria filho de Ares (Marte na mitologia romana) e Afrodite.
Quanto tempo levaria para que a lua Fobos se desintegrasse e se tornasse anéis ao redor de Marte?
Segundo os astrônomos e estudiosos da área, o tempo necessário para que Fobos se desintegrasse e virasse anéis ao redor de marte seria de aproximadamente 20 à 40 milhões de anos. (Ou seja, se você está lendo essa notícia, não é um evento que você poderá se preparar para assistir da janela do quarto).
Depois que essa colisão acontecer e der origem a anéis para Marte, a estrutura deve prevalecer por aproximadamente 100 milhões de anos. Segundo divulgação da Nasa.
Um portal de Ciência e Astronomia no Youtube também falou sobre o assunto, confira:
Crédito: NASA
Crédito Vídeo: Youtube / Canal Ciência e Astronoamia
Crédito Imagens: Divulgação / NASA/JPL-Caltech/University of Arizona