Biologia

Estrutura dos dentes – Tipos, anatomia e principais caraterísticas

A estrutura dos dentes é formada pelo esmalte, dentina e polpa e possui função de triturar alimentos, sendo importantes para a digestão.

Atualizado em 09/10/2020
Por Igor Holanda

A estrutura dos dentes é uma das mais complexas do corpo humano. Em suma, os dentes têm a funcionalidade de rasgar e triturar os alimentos que as pessoas consomem, contribuindo para uma parte fundamental no processo do sistema digestivo.

Contudo, por apresentar essa estrutura anatômica complexa, a composição tecidual do dente é limitada às estruturas dentárias, sendo ele encontrado apenas no interior da cavidade oral.

Além disso, humanos apresentam duas dentições que se inicia com a de leite e termina com a permanente. A de leite é formada nas crianças nos primeiros seis meses de vida.

Desta forma, no final do desenvolvimento dentário inicial que acontece, em grande parte, aos 3 anos de idade, é normal que a criança apresente o total de 20 dentes de leite.

Por outro lado, a dentição permanente tem em sua composição 32 dentes que são formados estruturalmente por dois arcos dentais. Os dentes que compõe essa arcada são chamados de incisivos, canino, molares e pré-molares.

Estrutura dos dentes

Basicamente, a estrutura dos dentes é formada pelo esmalte que caracteriza a parte externa da superfície do dente e apresenta um dos tecidos mais duros e mineralizado do corpo humano.

Estrutura dos dente - tipos, anatomia e o temido dente siso
Mogi Glass

Outro componente que diz respeito à estrutura dos dentes é a dentina. Ela se localiza na parte abaixo do esmalte. Em suma, quando a carie consegue atravessar o esmalte, ela ataca a dentina. Nessa estrutura existem vários túbulos que vão direto à polpa do dente.

Em síntese, a polpa se caracteriza como o tecido mole encontrado do centro do dente. Nele se encontram o nervo e também os vasos sanguíneos. Dessa forma, quando a cárie consegue alcançar essa área, as pessoas costumam sentir dor.

Os tipos de dente

A divisão dos dentes é caracteriza pela arcada. Em suma, cada um dos tipos de dentes exercem uma função especifica.

Por exemplo, os incisivos são dentes frontais utilizados para cortar o alimento, eles apresentam uma forma afiada e são distribuídos em oito ao total, quatro inferiores e quatro superiores.

Estrutura dos dente - tipos, anatomia e o temido dente siso
Docsity

Em suma, o que caracteriza a estrutura dos dentes Caninos é sua forma de posicionamento que é lateral. Eles apresentam pontas agudas que os possibilitam rasgar os alimentos.

Os dentes molares e pré-molares estão localizados no fundo da boca e são responsáveis por triturar o alimento.  O primeiro possui várias cúspides na superfície de mordida. Enquanto o segundo, tem duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.

Anatomia

Apesar de apresentarem funções e características diferentes, os dentes possuem duas partes em comum, a raiz e a coroa. Nesse ínterim, a raiz é definida como a parte que se localiza inserida nos ossos.

Estrutura dos dente - tipos, anatomia e o temido dente siso
NUEPE UFRP

Já a coroa é a parte exposta do dente na boca. Em suma, enquanto a raiz está oculta sob a gengiva e o osso alveolar, a coroa possui uma coloração branca perolada.

Nesse sentido, dentes incisivos, caninos e alguns pré-molares possuem uma única raiz, diferentemente dos molares, que podem apresentar duas ou até três raízes.

Estrutura dos dentes – dente siso

O temido dente siso, assusta muita gente. Isso porque, em consequência de serem os últimos dentes permanentes a aparece na boca, não existe lugar suficiente para acomodá-los.

Jornal O Celeiro

Além disso, essa falta de espaço para o dente siso faz com que eles fiquem inclusos, ou seja, presos por debaixo do tecido gengival, de outros dentes e até mesmo do osso, o que causa inchaço e muita dor.

Interessante como funciona a estrutura dos dentes, não é? Que tal saber mais sobre Paladar – O que é, fatores que influenciam e doenças relacionadas

Fonte: Ken Hub, Biologia Net, Recodarti, Colgate

Imagem: Jornal O celeiro, Odonto Company, Mogi Glass, Docsity, NUEPE UFRP

Próxima página »