O estreito de Bering é um local que separa o continente americano do continente Asiático. Sendo assim, ele fica localizado entre a América e a Ásia, se estendendo por 85 quilômetros.
O nome estreito de de Bering é uma homenagem a Vitus Jonassen Bering, um explorador dinamarquês que atravessou, em 1728, a região do estreito. Inclusive, existe uma teoria defendida por muitos pesquisadores, que afirma que os primeiros humanos chegaram ao continente americano pelo estreito de Bering.
O que é o estreito de Bering?
Primeiramente, na geografia, um estreito é um canal de água com dezenas ou poucas centenas de quilômetros, que separa duas massas continentais, dois oceanos ou dois mares. Existem vários estreitos no planeta como, por exemplo, o estreito de Bósforo (na Turquia), o estreito de Gibraltar (entre Espanha e Marrocos), e o estreito Dardanelos (na Turquia).
O estreito de Bering, em específico, é um estreito que separa o continente americano, especificamente o Alasca (EUA), do continente Asiático, mais precisamente o cabo Dezhnev (Rússia).
Sendo assim, o mar Bering é uma porção de água no Oceano Pacífico, com 2,3 milhões de km². Seu ponto mais largo tem cerca de 2400 km de extensão. Já o seu ponto mais estreito é o de Bering, com apenas 85 km de um extremo ao outro.
Qual é a origem do nome do estreito de Bering?
O nome estreito de Bering é uma homenagem a Vitus Jonassen Bering. Vitus era um navegador dinamarquês com nacionalidade russa, que atravessou o canal marítimo pela primeira vez, em 1724. Naquele tempo, a área marítima apresentava severas dificuldades, por conta das condições climáticas.
Inclusive, Vitus Bering, além de ter sido o primeiro navegante a cruzar o estreito de Bering, também ficou conhecido por ter perdido a vida em uma expedição realizada sobre o estrito, em 1741. Naquela época, o navegador havia comandado uma expedição para que a região do estreito fosse explorada.
O intuito de Vitus era delimitar os limites geográficos do que, mais tarde, viria a ser conhecido como Alasca. Nesse sentido, quando Vitus Bering, junto a outros navegantes, decidiu adentrar o estreito, enfrentou o inverno rigoroso da região e acabou falecendo.
Leia também: Oceano Ártico – Localização, características e importância
Onde fica?
O estreito de Bering fica entre o continente americano e o Asiático, e conecta o mar de Chukchi (parte do oceano Ártico), ao norte, com o mar de Bering (parte do oceano Pacífico), ao sul.
Além disso, ele tem cerca de 83 quilômetros de largura no seu ponto mais estreito, entre o cabo Dezhnev na Rússia e o cabo Príncipe de Gales no Alasca, com uma profundidade de 30 a 50 m. Inclusive, o estreito de Bering passa pelo meridiano oposto ao de Greenwich, conhecido como Linha Internacional de Data.
Teoria do povoamento da América
Uma das teorias mais aceitas sobre o povoamento da América, e defendida por muitos estudiosos, é a de que os povos da antiguidade atravessaram o estreito de Bering e foram povoando o continente americano aos poucos.
Ou seja, teria sido por meio do estreito de Bering que os primeiros seres humanos chegaram na América há milhares de anos e formaram os povos nativos do continente. Uma das hipóteses é a de que o estreito estava congelado durante uma glaciação, o que possibilitou a travessia.
Uma curiosidade é que existem vários projetos de obras a serem construídas no estreito, mas nenhuma delas saiu do papel. Um desses projetos mais conhecidos é a Ponte Intercontinental da Paz, que serviria para unir os dois continentes e como rota comercial.
Enfim, gostou do texto? Então aproveite para conferir também Mapa-múndi: completo com países, continentes e oceanos
Fontes: Toda Matéria, Mundo Educação, Info Escola e, por fim, Brasil Escola.