Conhecimento Científico

MENU

  • Mais Lidas
  • Biografias
  • Biologia
  • Física & Química
  • Geografia
  • História
  • Matemática
Outros assuntos

Essa colher melhora o gosto da comida enganando seu cérebro

Atualizado em 14/03/2017
Por João Pedro
Essa colher melhora o gosto da comida enganando seu cérebro

Seria incrível se existisse um jeito de melhorar um prato sem mexer na comida, certo?  Pois foi o que um estúdio de design e pesquisadores da Universidade de Oxford conseguiram fazer!

Batizada de Gôute, a peça é criação do estúdio Michel/Fabian e foi testada em Oxford. A pesquisa concluiu que o sabor percebido pelos voluntários era 40% melhor do que a mesma comida provada com uma colher normal.

A explicação? o formato foi minuciosamente pesquisado para mexer com o seu cérebro. Ele tenta imitar uma das suas primeiras experiências gastronômicas: lamber os dedos. O projeto foi baseado na hipótese de que você come enfiando um objeto estranho na boca, de plástico ou de metal, e que isso, de alguma forma, afeta sua percepção da comida.

Assim, a colher acaba promovendo uma experiência similar à de comer com as mãos, sem o lado ruim de ter que limpar os dedos melados.

Tão gostoso que é de lamber os dedos

Desde pequeno, você deve ter associado a experiência de comer algo muito gostoso com o ato de lamber os dedos. Quem nunca tomou bronca por deixar marca do indicador na sobremesa? Essa também pode ser a explicação psicológica por trás da colher.

De acordo com os criadores, a Gôute melhora a sensação de cremosidade e a intensidade dos sabores doces. Mas para ter uma dessas será necessário desembolsar mais de R$ 110,00!

 

Fonte: Superinteressante.
Imagens: Michael/Fabian.

Próxima página »
Reportar erro
[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Clique aqui para informar um erro encontrado nesse artigo
X
Seguinte:
Ela está sendo chamada de o novo Einstein do século, conheça...
×
Anuncie Fale Conosco
Conhecimento Científico © 2020 - Conhecimento Científico - Todos os Direitos Reservados

Buscar artigos