Geografia

Era Mesozoica: como era quando os grandes répteis dominavam a Terra

Na Era Mesozoica houve uma intensa evolução, tendo aparecido os dinossauros, as aves e insetos, mas também houve a maior extinção da história terrestre.

Atualizado em 24/12/2019
Por Adriano Curado

A Era Mesozoica está compreendida na escala temporal geológica entre 241 milhões e 65 milhões de anos passados. Pode ser chamada igualmente de Idade dos Dinossauros, posto que nela surgiram e extinguiram esses répteis gigantes.

Nela ocorreu grande desenvolvimento da fauna, assim como intenso povoamento do planeta. Mas também coincidiu ser o tempo da queda de um meteoro que dizimou 70% da vida na Terra.

Também na Era Mesozoica o supercontinente chamado Pangeia se dividiu e subdividiu, chegando à forma atual.

Conheça a Era Mesozoica, quando os grandes répteis dominavam a Terra

Contexto Histórico

A Era Mesozoica também é chamada de Idade dos Dinossauros e durou entre 241 milhões a 65 milhões de anos atrás. É dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.

É nesse período que ocorre a primeira grande extinção na Terra, onde foi dizimada quase toda vida.

No início da Era Mesozoica, os continentes como os conhecemos hoje não existiam. Eles estavam unidos em uma massa continental única denominada Pangeia.

Características da Era Mesozoica

Na contagem do tempo geológico, o Mesozoico é uma era compreendida dentro do éon Fanerozoico. Ela vem depois da Era Paleozoica e antes da Cenozoica, portanto entre 241 milhões e 65 milhões de anos atrás.

O continente Pangeia se dividiu em dois: Laurásia e Gondwuna. A Laurásia segui para o Hemisfério Note e a Gondwana foi para o Sul, esboçando a forma dos continentes que conhecemos hoje.

A Era Mesozoica se divide em três períodos, a saber: Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Período Triássico

O Período Triássico se estendeu entre 245 e 208 milhões de anos, posto que é o início da Era Mesozoica. Há uma diversificação das espécies, sendo assim extintas algumas, enquanto outras surgiam.

Aparecem as plantas com semente e flores (angiospermas), assim como a fauna aquática. Evoluíram pequenos dinossauros herbívoros, como também répteis carnívoros velozes, inciando uma cadeia alimentar.

Conheça a Era Mesozoica, quando os grandes répteis dominavam a Terra

Período Jurássico

Já o Período Jurássico teve sua duração entre 208 e 146 milhões de anos atrás. São desse tempo os Saurópodes, gigantes dinossauros herbívoros, que comiam as plantas gimnospermas. Os carnívoros da época eram os Ceratosauros, Megalosauros e Alosauros.

Nesse tempo os pássaros evoluíram, além de aparecerem diversos répteis aquáticos. Existiram também os plesiossauros, equinoides e ictiossauros.

Conheça a Era Mesozoica, quando os grandes répteis dominavam a Terra

Período Cretáceo

Por fim, o Período Cretáceo está abrangido entre 146 milhões e 65 milhões de anos pretéritos. Aparecem nessa época os terríveis predadores Tiranossauro Rex, Tricepator, Velociraptor e Spinosauros.

Há ainda uma acelerada evolução dos mamíferos, além de aparecerem os atuais tubarões e raias. Surgem os insetos, principalmente abelhas, que vão ajudar na proligeração das plantas.

Só que essa diversidade toda é praticamente extinta com o impacto de um asteroide contra a Terra.

E se você curtiu ler sobre a Era Mesozoica, é recomendado que leia igualmente sobre a Era Cenozoica: contexto histórico, geográfico e modificações.

Fonte: Só Biologia, Toda Matéria, Wikipédia, Estudo Prático, Cola da Web, Todo Estudo, Estudo Fácil, Conceitos, Alunos Online, Mundo Pré-Histórico, Resumo Escolar.

Fonte das imagens: National Geographic, Mega Curioso, Mundo Pré, Multi Arte.

Próxima página »