Geografia

Era Cenozoica – O que foi, contexto histórico, geográfico e modificações

A Era Cenozoica certamente é a mais importante da Terra, já que é nela que a vida dá um salto evolutivo, aparece o homem e a paisagem se modifica.

Atualizado em 13/11/2019
Por Adriano Curado

A Era Cenozoica é a mais recente da história geológica do planeta Terra, iniciando-se há 65 milhões de anos. Foi nela que a paisagem se modificou profundamente, até chegar ao formato que conhecemos hoje.

Ali também os seres vivos se aperfeiçoaram, evoluíram e, através da seleção natural, foram tomando os atuais formatos.

Finalmente, há 50 mil anos, o homo sapiens começa sua história evolutiva que chegará até nós. Mas foi de 6 mil anos para cá que o ser humano aprendeu a falar, escrever e viver em grupos.

Contexto Histórico

Na divisão da escala de tempo geológico, a Era Cenozoica tem início há 65 milhões de anos e dura até a atualidade. É também conhecida como a Idade dos Mamíferos, tamanho foi a evolução desses animais. Também é aqui que aparece o ser humano e se desenvolve sua evolução sobre o planeta.

Para maior precisão, a Era Cenozoica pode ser dividida em três distintos períodos. O Paleogênico, que quer dizer vida antiga, foi de 65,5 milhões a 23 milhões de anos passados. Já o Neogênico, ou vida média, durou de 23 a 2,3 milhões de anos pretéritos. Por fim, o Quaternário se iniciou há 2,6 milhões de anos e vem até o presente.

Na Era Cenozoica, os continentes se estabilizaram na formação geográfica de hoje, sendo que a flora e a fauna se aperfeiçoaram.

Na Era Cenozoica houve fartura de vida e o planeta tomou a forma atual

As particularidades da Era Cenozoica

Nos 65 milhões de anos da Era Cenozoica, o planeta Terra se alterou bastante, até chegar à forma que hoje o conhecemos. Ocorreram fortes alterações no clima, sendo que houve o alargamento dos oceanos, com a estabilidade das placas tectônicas.

Embora tenha caído na Terra o meteoro que provavelmente extinguiu os dinossauros, muitas espécies sobreviveram. Com o desenvolvimento e adaptação à nova realidade terrestre, apareceram mamutes, tigre-dentes-de-sabre, crocodilos gigantes etc.

Após o fim da era glacial, desapareceram diversas espécies e outras apareceram, se evoluíram até chegarem aos animais de hoje. Também o ser humano apareceu, se desenvolveu e tomou a aparência atual.

Na Era Cenozoica houve fartura de vida e o planeta tomou a forma atual

Modificações na paisagem terrestre

Foi na Era Cenozoica que os continentes se alteraram profundamente, sendo formadas as planícies de baixa altitude. O exemplo disso é a região da costa atlântica na América do Norte. Apareceu a Groenlândia e a Escandinávia, assim como o Mar da Noruega-Groelândia, posto que ligou o Atlântico Norte aos mares árticos.

No transcorrer da Era Cenozoica que apareceram as rochas sedimentares, sendo que ali se formou o petróleo atual. Também desse tempo são as formidáveis cadeias de montanhas espalhadas pelo planeta Terra.

Nesse período, por volta de 35 milhões de anos, que se deu a glaciação na Antártida. Já o período glaciário no Hemisfério Norte foi mais recente, entre 3 e 2,5 milhões de anos.

Na Era Cenozoica houve fartura de vida e o planeta tomou a forma atual

Surge e se desenvolve o ser humano

Grande foi a evolução da vida na Era Cenozoica, principalmente de pássaros e répteis menores. Mas com a melhoria das savanas e o surgimento da grama, os mamíferos deram um salto evolutivo. No mar, aparecem os corais e moluscos.

Bem mais recente é o aparecimento do homo sapiens sobre a terra, posto que datado de aproximadamente 50 mil anos. Mas o homem acelera o processo evolutivo de 6 mil anos para cá, quando desenvolve linguagem, escrita e vive em sociedade.

Interessante saber sobre a Era Cenozoica, não acha? E leia também uma matéria sobre o Éon Proterozoico e conheça o período de profundas mudanças na Terra.

Fonte: Info Escola, Toda Matéria, Wikipédia, Resumo Escolar, Estudo Prático, Todo Estudo, Alunos Online, Cola da Web, Algo Sobre, Passei Direto, Estudo Fácil.

Fonte das imagens: La Cuerda del TiempoNova Escola, GR21, Estudo Prático.

Próxima página »