Ciências

Empresário famoso diz que o futuro da humanidade depende da fusão com máquinas

Atualizado em 15/02/2017

Como a sociedade se torna cada vez mais automatizada por robôs e sistemas de inteligência artificial , um dos caminhos para a humanidade será fisicamente se fundir com máquinas disse Elon Musk, famoso empresário  dono da Paypal, SpaceX e Tesla Motors.

Em comentários feitos na Cúpula Mundial do Governo em Dubai na segunda-feira, o empresário bilionário disse que o tipo de dependência que já temos com a tecnologia pessoal diária só vai aumentar com o passar do tempo – até o ponto onde a inteligência humana e a máquina para se tornarem mais eficazes se tornariam uma só.

Já somos cyborgs

“Até certo ponto, já somos um cyborg – se você pensar em todas as ferramentas digitais que você tem – seu telefone, seu computador., os aplicativos que você tem. O fato de que você pode fazer uma pergunta e ter uma resposta imediata do Google e outras coisas…” diz Musk à multidão.

Musk diz que os humanos vão aprofundar os laços com a tecnologia ainda mais, até o ponto em que nos tornaremos cyborgs, como uma forma de atualizar nossas habilidades naturais inerentes.

“Com o passar do tempo, veremos uma fusão mais próxima da inteligência biológica e da inteligência digital, tudo se refere à largura de banda do cérebro” , disse ele .

“Alguma interface de alta largura de banda para o cérebro será algo que ajudará a alcançar a simbiose entre inteligência humana e de máquina, o que resolve o problema de controle e utilidade”.

Ideias nada comuns

Este é o cara que diz que não é impossível – e talvez até provável – que o Universo físico que percebemos é uma simulação gigante sendo executado por uma civilização alienígena mais avançada do que a nossa, com Musk calculando que “as probabilidades de estarmos na base dessa realidade é uma em bilhão “.

Ele também sugeriu que nós bombardeassemos  Marte para torná-la habitável – mas podemos querer esperar por enquanto, já que os foguetes desenvolvidos recentemente pela SpaceX, umas das suas empresas, podem fazer com que cheguemos ao Planeta Vermelho em menos de 10 anos.

 

Fonte: Science Alert.
Crédito da imagem: Paramount Pictures.