Ciências

Ela está sendo chamada de o novo Einstein do século, conheça Sabrina Pasterski

Atualizado em 14/03/2017

Sabrina Pasterski em um dia frio de janeiro entrou em um dos escritórios do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), para mostrar seu projeto de um avião com um único motor que ela tinha construído, poderia ter sido algo comum, isso realmente acontece com frequência no campus, mas na ocasião a garota de cabelos longos tinha apenas 14 anos.

Peggy Udden, umm secretária executiva do MIT, recebeu a garota na época e disse que: “Não podia acreditar, não só porque ela era muito jovem, mas era uma menina”.  Algo na Sabrina fez com que Udden não apenas a ajudasse a aprovarem seu projeto, mas também chamar a atenção dos professores da cúpula da universidade. Agora, oito anos mais tarde, a magricela de 22 anos já é graduada no MIT e Ph.D. por Harvard.

A física em si é bastante excitante, quando você está cansado, você dorme, e quando não está, faz física!

Ela está explorando algumas das questões mais desafiadoras e complexas da física, assim como Stephen Hawking e Albert Einstein fizeram em suas carreiras. Sua pesquisa mergulha em buracos negros, a natureza da gravidade e do espaço-tempo. Um estudo em particular está tentando entender melhor a “gravidade quântica”, que procura explicar o fenômeno da gravidade dentro do contexto da mecânica quântica.

A menos que você seja um físico, é normal você nunca ter ouvido falar dela

Sabrina Pasterski não está no Facebook, LinkedIn ou Instagram e não possui um smartphone. Ela, no entanto, atualiza regularmente seu site pessoa chamado PhysicsGirl , que apresenta um longo catálogo de realizações e proficiências.

Young physicist
Crédito: Michael Noble Jr. / Chicago Tribune

Pasterski se destaca entre um número crescente de físicos recém-formados graduados nos Estados Unidos. Seu consultor, Andrew Strominger, disse em uma entrevista para o site americano OZY, que Sabrina está prestes a publicar um artigo com o físico Stephen Hawking. Ela também recebeu centenas de milhares de dólares em subsídios da Fundação Hertz, da Smith Foundation e da National Science Foundation, todas instituições americanas.

A garota fala com alguma dificuldade, diz que tem um punhado de amigos próximos, mas nunca teve um namorado, uma bebida alcoólica ou um cigarro. Pasterski diz: “Prefiro ficar alerta, e espero que eu seja conhecida pelo que faço e não pelo que não faço”.

 

No vídeo abaixo Sabrina Pasterski com 14 anos constrói seu avião financiado pelo MIT:

 

Fonte: OZY.
Imagem da capa: Michael Noble Jr / Landov.