Geografia

Dupla recria sistema solar em deserto gerando imagens surpreendentes

Amigos recriam sistema solar com bolinhas de gude e jogo de luz em deserto nos Estados Unidos. Confira imagens dessa surpreendente aventura

Atualizado em 14/11/2015

Lembra daquela sua aula de Geografia, em que o professor te fez comprar bolas de isopor, em tamanhos diferentes, para recriar o sistema solar?

Pois é, dois amigos levaram aquele momento muito a sério e, quando adultos, resolveram recriar o sistema solar de forma impressionante e surpreendente. As imagens foram exibidas no National Geographic Channel.

Existem muitas formas de enriquecer o imaginário a respeito dos astros, mas, os modelos digitais, as ilustrações, fotografias ou até animações podem não ser tão interessantes quanto se esforçar para criar uma representação própria de sistema solar.

Os amigos Wylie Overstreet e Alex Gorosh viajaram para um deserto em Nevada, Estados Unidos,  para recriar o sistema solar respeitando algumas escalas. O objetivo da dupla foi mostrar a relação de equivalência entre tamanhos e distâncias no sistema planetário.

Ao fazer esse exercício de recriar o sistema solar considerando proporções em um deserto – local relativamente vasto e amplo, semelhante a Via Láctea; a dupla disse ter tomado mais consciência da grandiosidade do espaço em relação a nossa existência.

Escala: o ponto importante na recriação de sistema solar da dupla de amigos

sistema-solar-escala

A escala e a proporcionalidade foram os grandes trunfos da dupla. De acordo com o vídeo exibido no fim desse texto, o modelo utilizou escala de 1 unidade astronômica (150 milhões de quilômetros que separam a Terra e o Sol) para 176 metros. Nessa representação, Wylie e Alex necessitaram de 11 km, 36 horas de trabalho – envolvendo muita animação e dedicação.

sistema-solar-escala5

sistema-solar-escala10

“Se você olhar para o sol, verá que o sol de verdade e o sol do modelo têm exatamente o mesmo tamanho. É assim que você confirma que as proporções estão corretas”, disse a dupla à revista Scientific American. No esquema, os planetas do sistema solar foram representados por lâmpadas e bolinhas de gude. Já o Sol, uma bola maior de 1,5 metro de diâmetro.

Confira outras imagens dessa experiência de recriação do sistema solar no deserto:

sistema-solar-escala3

sistema-solar-escala4

sistema-solar-escala6

sistema-solar-escala12

sistema-solar-escala11

sistema-solar-escala14
Representação de Sistema Solar em Deserto nos EUA. Crédito todas as imagens: Divulgação / Reprodução Wylie Overstreet (VIMEO)

 

Fonte: Scientific American