Geografia

Do que é feito o centro da terra? Quem chegou mais perto dele?

Quem nunca se interessou em atingir o centro da terra? Veja que país no planeta conseguiu chegar mais próximo disso e o que tem lá

Atualizado em 19/12/2015

Quando criança, enquanto brincava no quintal (que no passado costumava a ser de terra) já começou a cavar um buraco pensando que chegaria ao centro da Terra?

Hoje, morando em apartamentos, fica difícil cavar o chão, mas a curiosidade de muitas crianças e adultos continua: O que tem no centro da Terra?

Essa questão ou problema intriga não apenas crianças que cavam pequenos buracos no chão, mas também adultos, e adultos escritores – quem não se lembra do clássico livro de Júlio Verne: Viagem ao Centro da Terra, que ganhou inclusive um filme de ficção científica.

Mas, se você não pode cavar tão fundo, como pode ficar sabendo o que de fato tem no centro da terra? As aulas de Geografia, podem ter te ajudado a responder essa pergunta. Se não, vamos tentar contribuir com este texto.

O que te fato tem no centro da terra?

nucleo_da_terra_20130516-102501

O portal Mundo Estanho, da Editora Abril, também intrigada com essa questão, entrevistou uma professora de geofísica da USP e, sobre o que existe no centro da terra, a resposta foi bem direta: uma grande bola de metal – sólida de ferro e níquel.

54

Mas algo ainda ficou no ar dentro desse quebra cabeças, como pode o centro da terra ser tão quente (estima-se que algo próximo aos 5 mil graus Celsius) e ainda assim se tratar de algo sólido? Por que não se derreteu todo esse ferro e níquel?

“É que a pressão prevalece sobre a temperatura, impedindo a agitação das moléculas”, buscou explicar ao Mundo Estranho a professora de geofísica Yara Marangoni, do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (USP).

Alguém já conseguiu, de fato, cavar e encostar no fundo da Terra?

camadas-da-terra

Não, apesar disso não ser, de fato, uma tentativa real de muitas pessoas – pois acaba no plano da imaginação, o calor excessivo juntamente com uma pressão esmagadora, fez com que nenhuma sonda humana tenha conseguido tocar o Centro da Terra.

Quem conseguiu chegar mais próximo do Centro da Terra?

foto-galeria-materia-620-nm

Se formos levar em consideração todas as tentativas oficias de chegar ao Centro da Terra, pelo menos aquelas já catalogadas pela ciência, quem chegou mais perto dessa façanha foram pesquisadores russos, que durante a década de 1970, abriram no país um buraco que com 12 quilômetros de profundidade – o que, em termos práticos, significou absolutamente quase nada, é como tentar furar um ovo, para atingir a gema, sem ter conseguido se quer atingir a metade da casquinha, o que significa estar, muuuuuuuito longe da gema.

Recordando as partes da Terra, teríamos uma crosta com 6 e 75 km de espessura, o manto da terra com 2.891 km de profundidade, o núcleo externo com  2.891 a 5.150 km de profundidade e, por fim, o núcleo interno com 5.150 e 6.371 km de profundidade. Entende agora a distancia que a primeira tentativa – com 12 km de profundidade, dos russos está próximo a cerca de 6 mil km para atingir o núcleo?

Fonte: Mundo Estranho
Imagens: Divulgação