Na matemática existem diversas fórmulas que auxiliam na resolução de operações numéricas, como no caso da divisão de frações.
Basicamente, a divisão numérica representa a parte de um todo. Ou seja, é uma parte retirada de um total que simboliza uma parte do valor total.
No caso das frações, os números são postos da seguinte forma: x / z. Neste caso, o termo superior é denominado de numerador. Já o inferior, recebe o nome de denominador.
Mas afinal, qual a regra para resolver as divisões de frações? Vamos descobrir!
Divisão de frações
De modo geral, existem duas regras a serem seguidas quando o assunto é divisão de frações.
A primeira delas é que o numerador da primeira fração, ou seja, a parte superior, é multiplicada pelo denominador da segunda fração, ou seja, a parte inferior.
A segunda regra diz que o denominador da primeira fração multiplica o numerador da próxima fração.
Por exemplo:
Assim como ocorre na multiplicação, na divisão de frações o numerador da primeira fração também multiplica o restantes das frações, da mesmo forma que ocorre com o denominador da segunda fração.
Além disso, o denominador da primeira fração é responsável por multiplicar o numerador das demais frações.
Entendendo a multiplicação de frações
Para que a divisão de frações possa ser feita de maneira correta é preciso relembrar como são feitas as operações de multiplicação entre frações.
Sendo assim, quando dois ou mais números precisam ser multiplicados, basta multiplicar o numerador com outro numerador. Em seguida, multiplique denominador com denominador.
Dessa forma, a divisão de frações representa uma operação numérica de duas ou mais frações, onde o resultado reflete uma parte do inteiro, ou seja, daquilo que foi dividido.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Potências de base 10, as características do Teorema de Pitágoras e quem foi René Descartes.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, COC e Matemática Básica
Imagens: Driving Ford, COC, Saber matemática e Prof Jac Bagis