Física & Química

Corrente Elétrica, o que é? Definição, tipos de corrente e como calcular

Corrente elétrica é classificada como a movimentação ordenada, em relação ao potencial elétrico, de elétrons com carga positiva no condutor.

Atualizado em 16/05/2020

A eletricidade é uma das funções mais utilizadas após o advento das cargas elétricas. Mas isso não é tudo! Com a descoberta dos elétrons foi possível observar como o movimento das cargas elétricas funcionam em relação à corrente elétrica. Esse fenômeno é possível por conta da diferença existente entre os potenciais elétricos.

Classificada como grandeza física, a corrente elétrica é o meio pelo qual a quantidade de carga presente em um condutor pode ser calculada. Assim, o Sistema Internacional de Unidades define que a medida para carga elétrica é dada em “amperes x segundos”, ou seja, A.s. Esse tipo de unidade é denominada de coulomb (C).

A corrente elétrica pode, dessa forma, ser classificada de duas maneiras: corrente contínua ou alternada. Além disso, existe uma fórmula específica para que o cálculo dessa grandeza física seja feito.

Mas, afinal, quais são os tipos de correntes elétricas existentes?

Tipos de corrente elétrica

Como já mencionamos, os tipos de corrente elétrica se dividem de duas formas, a corrente contínua e corrente alternada. Ambas as formas apresentam movimentação de elétrons, porém, possuem fundamentos específicos e diferentes.

A corrente elétrica contínua é aquela em que os elétrons se movimentam de maneira forçada. Além disso, seguem um único sentido, porém, não de forma ordenada. Dessa maneira, os elétrons se movem por conta da ação de um campo elétrico que puxa as partículas através de colisões.

Corrente Elétrica, o que é? Definição, tipos de corrente e como calcular
A corrente elétrica pode ser conduzida por meio sólido, líquido ou gasoso.

Já a corrente elétrica alternada é classificada quando o sentido dos elétrons se move de maneira invertida. Com isso, ocorre uma inversão dentro do condutor em relação à polaridade do potencial elétrico. Neste caso, os elétrons permanecem em um mesmo lugar, evitando a perda de energia.

Um exemplo de corrente contínua ocorre em pilhas e baterias, por exemplo. Já a corrente alternada é aquela presente na energia elétrica.

Como calcular a corrente elétrica?

A fórmula para calcular a corrente elétrica é dada pela razão existente entre o módulo da carga elétrica e o intervalo de tempo. Dessa forma, existe uma maneira simples para calcular essa grandeza física. Observe:

i = ΔQ / Δt 

Neste caso, o representa a corrente elétrica (A), enquanto ΔQ é a carga elétrica (C) e Δt, intervalo de tempo (s). Lembrando que essa fórmula é utilizada quando o cálculo prevê a razão pelo intervalo de tempo.

Agora, quando o cálculo envolve metais condutores, a fórmula sofre algumas mudanças. Isso porque, os cálculos são feitos observando a função do número de elétrons em relação aos segundos que demoram para se movimentar em uma condução.

Corrente Elétrica, o que é? Definição, tipos de corrente e como calcular
A corrente elétrica pode seguir dois sentidos diferentes, o real e o convencional.

Visto isso, as duas equações podem ser combinadas para que a corrente elétrica seja calculada. Dessa forma, temos:

i = n.e / Δt 

Aqui, a representação n.e está relacionada à quantização da carga elétrica. Ou seja, mostra a quantidade existente de carga em um corpo. Essa carga, no caso, é apresentada pelo múltiplo inteiro referente à carga fundamental. Com isso, a carga está inserida nos prótons e elétrons, sendo representada da seguinte forma: (e = 1,6.10-19 C).

Vale ressaltar que os elétrons dentro da corrente elétrica possuem dois tipos de sentido, o real e o convencional. Dessa maneira, o sentido real representa os elétrons negativos em direção ao potencial positivo. Por outro lado, o sentido convencional representa os elétrons positivos em direção ao potencial negativo.

Condutores elétricos

Os condutores elétricos são materiais específicos no qual a corrente elétrica, ou seja, a movimentação de elétrons ocorre com maior facilidade. Exemplo disso são os metais, ótimos condutores de eletricidade. Assim, um material é classificado como bom condutor quando apresenta diferença de potencial elétrico.

Corrente Elétrica, o que é? Definição, tipos de corrente e como calcular
Metais são ótimos condutores de correntes elétricas.

Porém, existem materiais que não proporcionam condução de energia. No caso, são classificados como isolantes. São exemplos desse tipo de material a madeira, o plástico e o papel. Além disso, os condutores podem ser classificados de três formas, sendo sólidos, líquidos ou gasosos.

Neste caso, os condutores sólidos são aqueles que proporcionam a movimentação dos elétrons livres. Já os condutores líquidos possuem movimentação das cargas negativas e positivas. Por fim, os condutores gasosos movimentam cátions e ânions.

Efeitos da corrente elétrica

Em que lugares podemos ver a ação da corrente elétrica? Isso é fácil, basta observar as lâmpadas incandescentes ou os raios que se formam em dias de tempestade. Esses são alguns exemplos dos efeitos que a corrente elétrica pode causar.

Neste caso, podemos ainda observar a corrente elétrica em efeitos térmicos. Ou seja, quando elétrons e átomos se colidem dentro de um condutor, a reação produzida causa grande aquecimento.

Além disso, a corrente elétrica também é vista nos efeitos químicos. Isso corre quando a corrente é posta para induzir reações químicas, por exemplo.

Corrente Elétrica, o que é? Definição, tipos de corrente e como calcular
Um dos efeitos térmicos da corrente elétrica é a luz incandescente.

Enquanto isso, quando as correntes elétricas passa por condutores, a reação ocasiona na criação de um campo magnético, ou seja, um dos efeitos magnéticos.

Por fim, as correntes elétricas também podem ser vistas em efeitos fisiológicos. Neste caso, os efeitos estão relacionados aos seres vivos que, ao receber carga elétrica, contraem os músculos.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Fissão Nuclear e como é calculada a Velocidade Média. 

Fontes: Brasil Escola, Brasil Escola e Toda Matéria

Imagens: Agência BrasilVocê na Elétrica, Politz e Bevilacqua

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.