Física & Química

Conheça o maior diamante encontrado nos últimos 100 anos

Você conhece o maior diamante encontrado nos últimos cem anos? Veja onde ele está.

Atualizado em 23/11/2015

Volte a olhar para essa foto acima, que você deve ter corrido o olho de forma rápida, ela merece uma atenção especial porque essa pedra não é uma pedra comum, mas sim o maior diamante encontrado nos últimos 100 anos.

A pedra foi encontrado em uma mina na região centro-norte de Botswana. E depois de encontrar o maior diamante do mundo a empresa responsável por esse encontro – chamada de Lucara Diamond, relatou à BBC que a pedra possui nada mais nada menos do que 1.111 quilates.

Se você não tem muita noção disso, saiba que trata-se de cerca de 220 gramas de brilho puro não adulterado, que mede 65 x 56 x 40 milímetros. Será quanto valerai essa peça? Até o momento o valor é inestimável.

Se ficou com uma pergunta sobrevoando a cabeça: Antes de Botswana, qual era o maior diamante já encontrado? Vamos tentar te ajudar.

O maior diamante já encontrado no mundo foi encontrado na África do sul, mais precisamente em uma mina perto de Pretória. O ano desse escavação foi 1905.

Antes do diamante de Botswana, o maior diamante já encontrado ficou conhecido pelo nome de “Diamante Cullinan” e possuía 3.106 quilates em seus 635 gramas, seu destino foi ser cortado em vários grandes pedaços, dois deles estão nas joias da Coroa Britânica.

Já o pedra de Botswana ainda não possui um destino final, nem um preço. Você teria algum palpite do que ele vai virar? Se fosse seu, o que você faria?

Fonte: BBC
Crédito Imagem: Lucara Diamond/Divulgação