A Mata Atlântica é a denominação popular da Floresta Tropical Atlântica, um bioma de florestas e ecossistemas importantes.
Ela ocupa 15% do território brasileiro e se espalha atualmente em fragmentos na região litorânea e áreas do interior.
Desde o Descobrimento, a Mata Atlântica padece com uma crescente destruição, posto que sofreu desmatamento e queimadas.
Em decorrência dessa degradação toda, hoje só resta 7% da mata original, onde infelizmente é raro encontrar o pau-brasil.
Características da Mata Atlântica
A Mata Atlântica só é menor no Brasil que a Floresta Amazônica e igualmente rica em biodiversidade.
Ela se estende longamente pela costa brasileira, passando pelo Leste, Sudeste e Sul. A Mata Atlântica vai além do Brasil e se prolonga até Argentina e Paraguai.
Esse importante bioma ocorre também em diversos Estados, a saber: Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Na verdade, a Mata Atlântica é constituída por diversas florestas e diferenciados ecossistemas. Fazem parte dela as florestas Ombrófila Aberta, Densa e Mista, e a Estacional Decidual e Semidecidual.
Quanto aos demais ecossistemas, temos em sua composição mangues, campos de altitude e restingas.
Uma rica flora
No local são encontradas mais de 20.000 tipos de vegetação, o que equivale a aproximadamente 35% das espécies brasileiras.
Ali podemos encontrar uma considerável diversidade de árvores por unidade de área. Estão nessa floresta, por exemplo, jambo, cedro, quaresmeira, jacarandá, peroba e o famoso pau-brasil.
Dos 200 tipos de plantas brasileiras em risco de extinção, 117 estão na Mata Atlântica.
Uma variada Fauna
No local há 270 tipos de mamíferos, 849 espécies de aves, 200 espécies de répteis, 370 espécies de anfíbios e 350 espécies de peixes.
Ali podemos ver tamanduá-bandeira, anta, quati, onças variadas, capivara, assim como o raríssimo mico-leão-dourado.
Um clima úmido
As massas de ar úmidas que veem do Atlântico influenciam diretamente o clima da Mata Atlântica, posto que é o tropical úmido.
Na Região Sudeste o clima nessa mata é o Tropical de Altitude, entretanto na Região Sul predomina o subtropical úmido.
Tanto a umidade do ar quanto a temperatura média são altas, assim como ocorrem chuvas regulares e com ótima distribuição.
Uma região muito povoada
Cerca de 120 milhões de pessoas moram na Região da Mata Atlântica, o que equivale a aproximadamente 70% da população nacional.
Ali podemos encontrar significativa diversidade cultural em comunidades como as indígenas e as quilombolas.
Você sabia?
Na época do Descobrimento, a Mata Atlântica cobria por volta de 12% do Brasil, no entanto hoje só restam 7% da floresta.
Na década de 1970 só haviam 200 micos-leões-dourados em liberdade, mas esse número hoje saltou para mil. Isso graças a um projeto bem-sucedido de preservação.
Achou importante saber mais sobre a Mata Atlântica? Então não deixe de ler também sobre o Pampa, que é um bioma que só ocorre RS.
Fonte: Toda Matéria, Info Escola, SOS Mata Atlântica, IBF, Sua Pesquisa, Mundo Educação, Oeco, WWF.