Tecnologia

Conheça a mochila com placa solar que tem salvado vidas na África do Sul

Já pensou que uma mochila com placa solar pode salvar vidas? Entenda o porquê, onde e como elas estão sendo desenvolvidas

Atualizado em 10/11/2015
Por Editor

A educação é reconhecida como uma das principais formas de combater desigualdades. Porém, como sabemos, as discrepâncias econômicas e sociais do mundo que vivemos, nem sempre permite acesso à educação a todas as pessoas.

Além do desafio de estudar, crianças em diferentes partes do globo, não possuem escolas próximos à suas residências. Dessa forma, para chegar aos desafio escolares, antes precisam encarar outro desafio: o de chegar até a escola.

Muitas vezes essas crianças precisam percorrer longas distâncias, muitas vezes à pé. Na África do Sul, um problema recorrente entre as 11 milhões de crianças que caminham até suas escolas era o atropelamento e a morte, pois precisavam voltar no escuro. Uma mochila com placa solar tem mudado essa trágica trajetória, entenda como.

Como as mochilas com placa solar podem evitar a morte de crianças?

mochila8
As mochilas com placa solar carregam e depois emitem luz. Crédito fotos: Divulgação

As mochilas sinalizadoras, ou seja, as mochilas que foram desenvolvidas com uma placa solar acoplada nas costas foram feitas a partir da reciclagem das sacola plásticas convencionais.

O grande diferencial é que, além de servir para carregar materiais escolares, as mochilas com placa solar podem ser carregadas durante o dia e ligadas durante a noite. Assim, além de se tornarem mais visíveis aos motoristas nas estradas, ao voltar para casa à noite, as crianças ainda podem contar com a luz carregada para realizar outras atividades – muitas dessas crianças não possuem energia elétrica em suas casas.

Qual é o nome da mochila com placa solar? Quem a idealizou?

mochila9

A mochila com placa solar que brilham no escuro por conta de um material retrorrefletor, foi batizada de Repurpose. O material foi desenvolvido junto por um grupo de mulheres sul-africanas, chamadas de Rethaka.

“Queríamos criar uma mochila que ficasse ao lado de uma criança que desbrava a escuridão e o frio das 5h da manhã em seu caminho para a escola”, contou uma das idealizadoras no site do projeto.

Como a mochila com placa solar é produzida?

mochila-reciclada-placa-solar-leva-luz-criancas-africa-sul2
Grupo de mulheres Rethaka, criadoras da mochila que tem salvado vidas. Crédito foto: Divulgalção

Para a fabricação da mochila com placa solar, as mulheres do Rethaka selecionam escolas públicas desfavorecidas, principalmente aquelas com crianças que não possuem acesso a recursos básicos e que enfrentam longas distâncias para estudar. O segundo passo é buscar por parceirosdoações para a fabricação das mochilas nas próprias escolas com ajuda das crianças.

Se quer se cadastrar como doador, ou quer entender melhor o processo de fabricação da mochila com placa solar, visite o site oficial.

Conheça as crianças que estão utilizando dessa nova ideia.

mochila1

mochila3

mochila2

 

Próxima página »