Fauna

Conheça a coruja de olhos estrelados

Você já viu esta coruja de olhos estrelados? Descubra o que aconteceu com os olhos dela se ela consegue enxergar

Atualizado em 26/10/2015

Como você deve ter constatado: esta é uma coruja de olhar bastante exótico. Ela foi encontrada por moradores da Califórnia, Estados Unidos, e logo depois foi imediatamente transferida para o Centro de Aprendizagem da Vida Selvagem, também localizado na Califórnia. O Centro possui biólogos bastante reconhecidos por seu trabalho com animais com diferentes necessidades, mas até então, nunca haviam encontrado uma coruja dessa forma.

A primeira ideia de quem vê uma coruja com olhos estrelados pode ser pensar que se trata de uma nova espécie. Porém, uma análise um pouco mais cuidadosa de quem é da área, acabou revelando outra coisa. Na realidade, o que tornou os olhos da coruja bastante parecido com um céu cheio de estrelas, pode ter sido um acidente.

Você sabe o que deixou o olho dessa coruja assim? Ela acabou recebendo o nome de ‘Zeus’, uma clara homenagem e referência ao deus grego do céu e do trovão, tudo isso, é claro, por conta de seu olhar impactante. Se ficou curioso em saber os motivos que a deixaram assim, confira:

Como explicar a coruja de olhos estrelados?

Inicialmente, Zeus foi diagnosticada com conjuntivite, degeneração da córnea e endoteliopatia. Uma das possíveis explicações pode ter sido um evento traumático, por exemplo: o ataque de um predador. Além do diagnóstico já mencionado, outro fato que auxilia o olhar estrelado da coruja é uma catarata capsular, que acaba resultando nas manchas brancas brilhantes, que são o resultado de fibrina e coágulos de sangue de pigmento.Esses pigmentos causar uma aparência única que alguns têm descrito como uma “visão do Universo”

É possível enxergar com olhos assim?

Infelizmente não. Apesar do aspecto bastante belo, a quantidade de complicações oftalmológicas acabou deixando a coruja de olhos estrelados (Zeus) cega. Apear disso, a condição não causar dor e atualmente, depois de ser tratada, a coruja pode ser considerada completamente saudável.

Segundo Paul Hahn e David Riherd, co fundadores da Centro de Aprendizagem da Vida Selvagem e que receberam Zeus, a coruja “exala uma presença calma e é extremamente calmo. Apesar de seu pequeno tamanho, Zeus tem uma grande personalidade e exibe uma natureza curiosa”, contaram.

Veja algumas imagens da coruja de olhos estrelados que separamos para vocês:

coruja-cega-zeus-1-838x1036

coruja-cega-zeus-4

rescued-blind-owl-zeus-4
Zeus com alguns brinquedos
rescued-blind-owl-zeus-10
Zeus, a coruja de olhos estrelados, recebendo visitas no Centro de Cuidados.

rescued-blind-owl-zeus-8

Ficou interessado pelo trabalho do Centro de Aprendizagem da Vida Selvagem?