Pelo menos uma vez na vida passamos por uma situação em que uma criança abre o maior berreiro, e não conseguimos fazer nada. Seria fantástico se descobrissem uma forma de acabar com qualquer chilique infantil, não é mesmo?
Pois foi o que Fabiana Santos, jornalista mãe de dois, e sua psicologa Sally Neuberger descobriram. A resposta na verdade é uma pergunta, que Fabiana postou em seu blog Tudo Sobre Minha Mãe.
A ideia é fazer com que a criança se sinta respeitada, no sentindo de valorizar os sentimentos dela. Em um momento de choro, seja por qual motivo for, a criança precisa entender o que está acontecendo. Depois de entender ela vai fazer parte da solução do suposto problema.
Então quando uma criança começar a chorar, se acalme, olhe nos olhos dela e faça a seguinte pergunta:
Isto é um problema grande, um problema médio ou um problema pequeno?
Fabiana relata que todas as vezes que fez a pergunta funcionou, parece mágica. A criança para de chorar, começa a pensar, em seguida responde a pergunta. A partir daí é apenas uma questão de encontrar a solução para o problema. Mesmo que a criança considere uma situação boba um problema grave, respeite sem fazer julgamento de valor.
Depois de um tempo os pequeninos entendem como funcionam os problemas, e eles mesmo se acalmam e percebem que existe uma solução.
Não esqueça de elogiar a criança por ter conseguido resolver a questão.
Você pode ler o texto completo da Fabiana aqui.
Imagem: Jill Greenberg.