Colonização mercantilista: a ocupação efetiva das terras brasileiras

A colonização mercantilista foi uma prática econômica adotada por nações europeias, entre os séculos XV e XVIII, no período da expansão marítima.

A colonização mercantilista foi uma prática econômica adotada por nações europeias, entre os séculos XV e XVIII, no período da expansão marítima. Toda a economia visava apenas manter a balança comercial favorável e assim desenvolver a economia de países como Portugal, Espanha e Inglaterra.

O objetivo principal das nações que adotaram a colonização mercantilista era crescer as reservas de metais preciosos. Vale lembrar que, pelo acúmulo desses metais, se media a riqueza de um país.

Então os países da colonização mercantilista adotaram as seguintes medidas:

  • incentivo à produção de manufaturados;
  • metalismo: aumento de reservas de metais preciosos;
  • intervencionismo : intervenção na economia;
  • protecionismo: proteção de produtos nacionais;
  • aplicação do pacto colonial: relação de comércio entre a metrópole e suas colônias

O Brasil como colônia de exploração

Durante as grandes navegações, Portugal conquistou expansão comercial, principalmente depois de descobrir as terras brasileiras. Num primeiro momento, os portugueses buscavam apenas as riquezas da nova terra e sem projetos de colonização.

A colônia de exploração tinha a finalidade apenas de tornar positiva a balança comercial portuguesa. Por isso se aplicava o monopólio e o protecionismo na importação de mercadorias brasileiras.

Os portugueses possuíam pouco interesse pelo Brasil no início da colônia de exploração, considerando como único bem de valor comercial o pau-brasil, usado na tintura de roupas.

A colonização mercantilista adotada por Portugal

Ocorre que, a partir de 1530, as florestas de pau-brasil se esgotaram e a exploração deixou de ser lucrativa. Os portugueses então iniciaram a colonização mercantilista, que visava desenvolver a economia e o comércio da metrópole.

É que Portugal notou que só conseguiria manter a posse das terras descobertas se as povoasse. E para isso era necessário criar núcleos permanentes de povoamento. Então podemos afirmar que a colonização brasileira ocorreu entre os anos de 1530 e 1580.

O açúcar como principal matéria prima brasileira

Com a colonização mercantilista, a coroa de Portugal tinha a intenção de manter as povoações que serviriam de base, no futuro, para encontrar riquezas minerais.

A primeira grande atuação portuguesa no país foi com a produção de açúcar, cultura favorecida pelas condições climáticas do Brasil. E foram bem sucedidos nessa empreitada, pois o açúcar se tornou uma das especiarias mais valorizadas do mercado europeu.

Sendo assim, podemos concluir que, depois de 1530, Portugal iniciou uma ocupação efetiva das terras brasileiras, com o suporte da expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza e com a divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias.

O que é mercantilismo?

A política econômica do capitalismo comercial, ou mercantilismo, se caracterizou por ser um conjunto de ideias e práticas econômicas adotadas pelo Estado Absolutista, pelo estímulo à expansão marítima e colonial e pelo estabelecimento de monopólios como políticas mercantilistas.

Havia também estímulo à exportação, em detrimento das importações, sob forte intervenção estatal na economia e exclusividade de comércio entre metrópole e colônia.

A política mercantilista alcançou grande desenvolvimento em Portugal, Espanha, França, Holanda e Inglaterra.

Você achou interessante saber da colonização mercantilista? Então com certeza vai gostar de conhecer o sistema chamado de feudalismo.

Fonte: Grupo Escolar, Curso Enem Gratuito, Mundo Vestibular, Info Escola,

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.