Geografia

Climas pelo mundo – Tipos, onde são predominantes e suas características

Fatores como temperatura, pressão atmosférica e umidade do ar influenciam os climas, que variam de acordo com as regiões do mundo.

Atualizado em 27/09/2020

Os climas variam por todo o mundo. Isso porque, vários fatores influenciam, promovendo uma grande diversificação climática. Por isso, em cada região do planeta existem características diferentes na atmosfera.

Assim, podemos listar como elementos definidores dos climas a radiação solar, a temperatura, a pressão atmosférica, a umidade do ar etc. Sendo assim, existem várias classificações possíveis. A mais utilizada é a do geógrafo alemão Wladimir Petter Kópen. Proposta em 1900, ela é baseada na temperatura e umidade dos climas.

É preciso compreender que as características mudam de acordo com a posição geográfica. Isso porque a inclinação e os movimentos da Terra possibilitam níveis diferentes de incidência solar para cada canto do planeta.

Climas - quais são, quantos são e suas características
Fonte: Geografia História San Martín.

Os climas do mundo

Atualmente, são classificados dez tipos de climas. De acordo com o que se conhece de cada um, podemos encontrar dentro deles subtipos. São portanto:

Equatorial

Com altas temperaturas, em torno de 25°C, o clima Equatorial possui baixa amplitude térmica. Ele é quente e úmido. Seus índices pluviométricos anuais estão acima de 2000 mm. Está localizado em zonas tropicais, próximas à Linha do Equador. Logo, podemos citar Amazônia, África e Indonésia como alguns locais onde o clima Equatorial predomina.

Climas - quais são, quantos são e suas características
Fonte: Meio Ambiente.

Tropical

Caracterizado por ter duas estações bem definidas, o clima Tropical tem temperatura variando em 20°C e 25°C. Dessa forma o inverno é seco e o verão é chuvoso. Ele está presente entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Assim sendo, o nível de umidade varia conforme a região. Portanto, áreas próximas ao litoral são mais úmidas por conta da maritimidade.

Já a parte mais interior dos países é influenciada pela continentalidade, logo são menos úmidas. Os índices pluviométricos estão entre 1.000 e 2.000 por ano. Por causa da diferença de umidade, podemos dividir dois sub-climas: tropical litorâneo e tropical continental.

Climas - quais são, quantos são e suas características
Fonte: Jamaica Experience.

Levando em consideração a altitude, ainda existe uma terceira classificação: o clima tropical de altitude. Basicamente, ele conta com temperaturas mais amenas nas partes elevadas.

Subtropical

Localizado entre os climas Tropical e o Temperado, o Subtropical tem maior amplitude térmica. Ademais, suas temperaturas são mais amenas, variando entre 15°C e 20°C no verão, e no inverno as médias variam entre 0°C a 10°C.

As chuvas, portanto, são bem distribuídas durante todo o ano, com maior incidência no verão. Além disso, nas regiões em que esse clima predomina, as estações começam a se definir melhor.

Climas - quais são, quantos são e suas características
Fonte: Turismo BR.

Temperado

O clima Temperado possui as quatro estações do ano bem definidas. Presente em áreas de médias altitudes, possui temperaturas mais amenas, variando em torno de 8ºC e 15ºC por ano. Já a seus níveis de umidade mudam de acordo com a sua localização.

Por isso, ele gera dois sub-climas: temperado oceânico (mais úmido com invernos não tão frios, por causa da influência da umidade oceânica) e temperado continental (mais seco e invernos mais rigorosos).

Climas - quais são, quantos são e suas características
Fonte: Personal Brasil.

Mediterrâneo

Invernos chuvosos e verões quentes caracterizam o clima Mediterrâneo que, assim como o Temperado, tem as quatro estações bem definidas. Ele está presente, principalmente, nas áreas próximas ao Mar Mediterrâneo. A variação de temperatura é parecida com a do clima Tropical. Contudo, os níveis de chuva são ligeiramente menores.

Climas - quais são, quantos são e suas características
Fonte: Mi Sistema Solar.

Desértico

Com temperaturas médias anuais entre 20°C e 30°C, o clima Desértico pode estar localizado em regiões temperadas e tropicais, como no norte da África, Oriente Médio, oeste dos Estados Unidos. Além do norte do México, litoral do Chile e do Peru, Austrália e noroeste da Índia.

É comum em áreas de depressão e os índices de precipitações não ultrapassam 250 mm ao ano. Assim sendo, a umidade é baixa por conta das chuvas escassas. Os desertos apresentam uma grande amplitude térmica diária. Ou seja, altas temperaturas chegando a 50ºC durante o dia e pode chegar a temperaturas negativas durante a noite.

Climas - quais são, quantos são e suas características
Fonte: Tudo sobre Ásia.

Semiárido

As altas temperaturas do clima Semiárido podem chegar a 32°C, no entanto as chuvas são escassas e irregulares. Os índices pluviométricos variam de 300 a 800 mm por ano. Está localizado próximo a desertos da América do Norte, América do Sul, Austrália, África. Além disso também está presente no nordeste brasileiro, que possui esse tipo de clima por conta da baixa umidade.

Climas - quais são, quantos são e suas características
Fonte: Estudo Prático.

Frio subpolar

Predominante nas regiões próximas aos pólos, as temperaturas do clima Frio Subpolar vão a, mais ou menos, 10°C no verão. Já os invernos são negativos muito rigorosos. Quanto à pluviometria, varia entre 200 mm e 1000 mm, de acordo com a região. No inverno é comum a precipitação de flocos de neve.

Fonte: InfoEscola.

Frio de montanha

O clima Frio de Montanha, basicamente, é determinado pela altitude. Ou seja, está presente nas regiões mais altas como cadeias de montanhas. Alguns exemplos são os Himalaia, as Montanhas Rochosas e os Alpes.

Ele pode ocorrer, inclusive, em regiões tropicais, como na Cordilheira dos Andes. Isso porque quanto maior a altitude, menores são as temperaturas. Além disso, também é caracterizado por neves que nunca derretem.

Fonte: Estudo Prático.

Polar ou Glacial

Basicamente, apresenta baixas temperaturas, normalmente negativas, ao longo do ano todo. As médias anuais, inclusive, estão em torno de -30º C. Baixa umidade, com menos de 200 mm por ano, certamente, é outra característica do clima Polar. Como o próprio nome já diz, ele está presente nas zonas polares e é marcado por muita neve e geleiras.

Fonte: Mi Sistema Solar.

O que achou desse conteúdo? Se gostou, aproveita para ler Biomas Brasileiros – O que são, tipos, características e onde se encontram.

Fontes: Brasil Escola.

Imagem de destaque: Star Insider.