Biologia

Cianobactérias, o que são? Características, onde vivem e reprodução

Cianobactérias são microrganismos procariontes, que apesar de realizarem fotossíntese, não apresentam fotossistemas organizados em cloroplastos.

Atualizado em 15/07/2020

Cianobactérias são microrganismos procarióticos (que não possuem núcleo delimitado por membrana, ou seja, uma estrutura celular muito semelhante à de uma bactéria), sendo um filo do domínio Bacteria, com características muito parecidas com as detectadas em algas e bactérias. Apesar de facilmente confundida com essas duas últimas, ela não pertence à nenhuma das duas classes, sendo única.

Em uma definição simplista, podemos dizer que trata-se de um filo que obtém energia por meio da fotossíntese. O ciano, presente no nome, significa azul, devido ao tom desses organismos. Por isso, também são chamados de algas azuis.

Primeiramente, as cianobactérias datam de épocas muita antigas, sendo detectadas a partir do período pré-cambiano. Os fósseis conhecidos como estromatólitos, permitem que várias pesquisas e estudos cheguem até esse resultado.

Esse grupo de bactérias conseguiu se perpetuar no Planeta, durante todo esse tempo, devido à sua flexibilidade. Ou seja, é um tipo de vida que consegue se adaptar de várias formas, como adaptações bioquímicas, fisiológicas, genéticas e reprodutivas.

Além disso, as cianobactérias conseguiram sobreviver e se perpetuar não apenas em uma região da Terra, como em diferentes ambientes terrestres. Por exemplo em ambientes aquáticos e na interface úmida da terra com o ar.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esses microrganismos!

Definição de cianobactérias

Cianobactérias - O que são, tipos e características
Representação imagética de Cianobactérias. Fonte: Px Fuel.

Na hora de definir as cianobactérias, é muito comum que algumas pessoas se confundam, associando-as às bactérias. Isso acontece por dois motivos: o nome do organismo e sua conjuntura procarionte (como já foi dito anteriormente, estrutura celular correspondente ao de uma bactéria).

Ademais, são fotossintetizantes (com fotossistemas I e II), entretanto, sem cloroplastos. Além disso, por causa dos desteficocianinas e dos ficoeritrinas,possui vários pigmentos em clorofila. Também por causa disso, Foram chamadas de algas cianofíceas por um longo período de tempo.

Sua clorofila, tipo a, fica solta pelo hialoplasma e em lamelas fotossintetizantes (esse elemento é basicamente as ramificações da membrana plasmática).

Por fim, suas células de filamento não são necessariamente todas iguais. Ela podem ser dividas em:

  • células vegetativas (as fotossintetizantes);
  • acinetos (células de resistência e reprodutivas);
  • heterocistos.

Essa flexibilidade (que já foi ressaltada anteriormente no texto) permite mantê-las isoladas, como também em cultivo com certa facilidade.

Características

Cianobactérias - O que são, tipos e características
Cianobactérias. Fonte: Netnature.

As cianobactérias são organismos autotróficos, muito semelhantes às algas unicelulares. Como também são organismos procariontes, também são semelhantes às bactérias.

As cianobactérias são seres unicelulares, que podem ser encontradas em colônias ou filamentos. Quando encontradas em um ecossistema aquático, esses organismos formam o fitoplânction, constituindo a base da cadeia alimentar.

A clorofila, as ficocianinas e as ficoeritrinas são os pigmentos que definem à coloração desse microrganismo, como também atuam no seu processo de fotossíntese.

Além disso, muitas espécies de cianobactérias são conhecidas como cianotoxinas, devido sua capacidade de produzir toxinas. Tal características é um mecanismo de defesa, que funciona como forma proteção contra predação. Sua ingestão por seres humanos é maléfica, podendo causar danos graves à saúde.

Onde vivem

Cianobactérias, o que são? Características, onde vivem e reprodução
população de algas azuis / Fonte: Cubos

As cianobactérias vivem em diversos habitats, ou seja, podem ser encontradas tanto no rio, como no mar. Apesar disso, a sua presença é mais recorrente em água doce.

Esse filo uma surpreendente capacidade de sobreviver em ambientes com diferentes tipos de luminosidade. Além disso, eles conseguem estocar nutrientes e captar nitrogênio atmosférico.

Floração de cianobactérias

Cianobactérias, o que são? Características, onde vivem e reprodução
Exemplo de água com floração de cianobactérias / Pensamento Verde

A floração de cianobactéria é, basicamente, um crescimento desordenado desse filo, causando o seu acumulo em uma densa população. Tal efeito ocorre após a múltipla reprodução da cianobactéria, e é visível à olho nu.

Para que a floração ocorra, alguns elementos do ambiente precisam estar favoráveis, como grande concentração de Nitrogênio e Fósforo, temperaturas elevadas e disponibilidade de luz.

Em resumo, a reprodução das cianobactérias pode ocorrer naturalmente em água doce ou salgada, em pequenos números. Já a floração, em contraste, ocorre na maioria das vezes decorrente da ação humana.

Ações humanas como jogar esgoto e fertilizante na água, leva ao crescimento descontrolado desse filo. A floração pode causar mudanças de coloração, no cheiro e no gosto da água.

Por fim, a floração não pode ocorrer em depósitos de água para consumo humano, uma vez que a maioria delas são florações de cianobactérias tóxicas, e podem fazer mal à saúde.

Classificação das Cianobactérias

Best Cyanobacteria GIFs | Gfycat

As cianobactérias são classificadas de acordo com sua ação no organismo do ser humano. Veja:

  • Neurotoxinas:  responsáveis por causar tremores na pele, respiração ofegante, desequilíbrio e convulsões quando ingeridas;
  • Hepatotoxinas: podem afetar o fígado, causando aumento e por consequência, hemorragias que podem levar à morte;
  • Dermotoxinas: são responsáveis por causar irritação quando expostas em contato com a pele.

Reprodução

Best Cyanobacteria GIFs | Gfycat

As cianobactérias unicelulares possuem reprodução assexuada, ou seja, que ocorre por meio da divisão binária da célula.

Em contraste, nas cianobactérias filamentosas, ocorre a fragmentação do filamento. Ela fabrica vários descendentes semelhantes geneticamente uns aos outros, chamados de hormogônios.

Enfim, gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir também sobre os Heterótrofos, organismos que não conseguem sintetizar matéria inorgânica em matéria orgânica.

Fontes: Só Biologia, Biologia.Net, Furg Universidade Federal do Rio Grande, Brasil Escola.

Imagens: Pensamento Verde, CubosPx Fuel, Net Nature, Olho Verde.