Astronomia

China está concluindo o maior radiotelescópio do mundo

Você sabia que um radiotelescópio pode identificar vida em outros planetas? Veja com Drone a construção do maior radiotelescópio do mundo!

Atualizado em 15/10/2015

Que a China tem a maior população do planeta, é bem provável que você já sabia. E que, além disso, é o terceiro maior país também em extensão territorial (perdendo apenas para Rússia e Canadá) não é tarefa difícil de descobrir. Mas, será que você sabia, que os chineses estão quase concluindo as obras do  maior radiotelescópio do mundo? A construção está sendo realizada em uma região afastada na província de Guizhou, ao sul do país.

O FAST – como é conhecido na sigla em inglês (Five hundred meter Aperture Spherical Telescope) – ou simplesmente  Telescópio Esférico de Abertura de 500 metros, possui um disco onde caberiam 30 campos de futebol. Esse disco gigantesco é constituído de 4.450 refletores triangulares, onde cada um dos lados mede 11 metros de comprimento. O radiotelescópio está sendo erguido em uma cratera natural e será composto por 4.600 painéis triangulares, que permitem digitalizar grandes áreas do céu.

Ficou interessado em ver como anda essa obra? Um Drone percorreu o local e gravou essas cenas incríveis:

O radiotelescópio chines terá entre suas principais habilidades, a de detectar sinais de rádio a uma distância de 10 bilhões de anos luz da Terra. Esse fato torna o Radiotelescópio chinês um ótimo aparelho para procurar pela vida alienígena. Sim: um dos objetivos da parafernália é verificar a possibilidade de vida além do Planeta Terra.

Afinal de contas, o que é e pra que serve um Radiotelescópio?

fast2

Diferente de um telescópio óptico, que produz imagens a partir da luz visível, um radiotelescópio detecta as ondas de rádio emitidas por fontes de rádio. Para fazer tal tarefa, normalmente o radiotelescópio utiliza um conjunto de antenas parabólicas de grandes dimensões.

Segundo Wu Xiangping, diretor geral da Sociedade Astronômica Chinesa, “Um telescópio mais sensível, que receba mensagens de rádio fracas e distantes, pode nos ajudar a procurar vida inteligente fora da galáxia e explorar as origens do universo”, disse a Xinhua News.

Quanto está custando a produção do radiotelescópio chinês?

fast9
Radiotelescópio chinês, que ocupará o lugar de maior do mundo, fica pronto em 2016

Diversos valores desse radiotelescópio já foram divulgados, porque a construção é longa. Mas, dados atuais sobre o projeto, estima para a obra 700 milhões de yuans, ou US $ 110.328.309 de dólares.

Radiotelescópios pelo mundo

fast11

O Very Large Array (VLA) é o Radiotelescópio localizado em Socorro, Novo México. Na europa, o representante mais expressivo de radiotelescópio tem uma antena de 100 metros de diâmetro, e fica localizado em Effelsberg, na Alemanha.

Quando o projeto Chinês, que está em construção desde 2011 for finalmente finalizado em 2016, além de tomar o lugar de maior Radiotelescópio do mundo, ganhará o posto de radiotelescópio mais sensível – com até três vezes mais sensibilidade do que o Observatório Arecibo – fixo em  Puerto Rico, atual número um de sensibilidade em Radiotelescópios.

Existe Radiotelescópio no Brasil?

roi_ext
O Radio Observatório do Brasil é o de Itapetinga e sua antena possui 13,7 metros

Sim. No Brasil o principal radiotelescópio é o Rádio Observatório de Itapetinga e sua antena possui quase 14 metros de diâmetro, que por sua vez é um tamanho equivalente a antena encontrada em Euzébio, no Ceará – que capta prioritariamente, dados vindos do Sol, ou de outras fontes como galáxias e planetas.