Biologia

Células procariontes – O que são, estrutura, classificação e características

As células procariontes são formadas pela ausência de material genético envolto por um núcleo, tendo os ribossomos imersos no citoplasma.

Atualizado em 29/06/2020

Quando falamos em células, existem dois grupos que precisamos destacar: as células eucariontes e as células procariontes. Também chamadas de protocélulas ou células procarióticas, as células procariontes são formadas pela ausência de material genético envolto por um núcleo celular. Ou seja, o material genético desse tipo de célula é encontrado no citoplasma.

Sendo assim, uma das principais características das células procarióticas é a ausência do núcleo bem estruturado. O material genético que forma esse tipo de célula fica disperso no citoplasma, sendo o material genético chamado de plasmídeo. De forma geral, os plasmídeos podem se reproduzir sem que haja a presença do DNA, por exemplo.

Além disso, as células procariontes não possuem organelas membranosas. Assim, as mitocôndrias – que dependem do processo de respiração das células – não estão presentes nos organismos procariontes. O retículo endoplasmático e o complexo golgiense também são ausentes. Dessa forma, para realizar o processo de síntese proteica, apenas os ribossomos são encontrados nas células procarióticas.

Características das células procariontes

De forma geral, as células procariontes são classificadas como organismos bem pequenos, além do funcionamento simples. Essas duas características juntas fizeram as células procarióticas serem os primeiros organismos vivos da Terra, sendo pertencentes ao grupo dos organismos unicelulares.

Células procariontes - O que são, estrutura, classificação e características
Estrutura das células procariontes.

Dentre as classificações das células procariontes, apenas os micoplasmas não possuem parede celular. O núcleo celular, no caso o citoplasma, não possui carioteca no processo de subdivisão. As membranas que formam uma espécie de núcleo não separado são denominadas de nucleoide.

O material genético da célula procarionte fica disperso no citoplasma. A membrana plasmática, responsável por proteger a célula, é permeável e possui moléculas antigênicas. Além disso, consegue trocar com o ambiente exterior alguns tipos de substâncias.

As células são nutridas por meio de fontes de carbono em dois processos diferentes, a ação fototrófica e a ação quimiotrófica. Na ação fototrófica, a principal fonte de energia é a luz solar. Já na ação quimiotrófica, as células utilizam os compostos químicos como forma de energia.

Células procariontes - O que são, estrutura, classificação e características
Forma das células procariontes.

Apesar de não possuírem organelas como as mitocôndrias, retículo endoplasmático, plasmídeos, lisossomos e vacúolos, as células procariontes possuem DNA. O material genético funciona como um anel destituído de proteínas. Ou seja, o que forma o DNA é um filamento circular. Além disso, as células procariontes podem ter formato de esfera, bastão ou espiral

Como as células procariontes não possuem núcleo celular, o material genético fica localizado no citoplasma. Por conta disso, o DNA se encontra na forma de ribossomos. Neste caso, os ribossomos são responsáveis por realizar a síntese proteica, ou seja, produção das proteínas.

Forma de reprodução

As células se reproduzem por meio de dois processos, a mitose e a meiose. A mitose é responsável pela produção de duas células iguais à célula de origem. Já a meiose cria quatro células, chamadas de filhas, com a metade do material genético contido na célula mãe. No caso das células procariontes, a reprodução ocorre por meio da transformação ou da transdução.

Células procariontes - O que são, estrutura, classificação e características
Processo de reprodução das bactérias.

Esse tipo de reprodução é feita por meio da fissão binária assexuada. Pela ausência do processo de mitose, a condensação dos cromossomos não ocorre nas células procarióticas. Dessa forma, ocorre o processo de fissão onde os septos são formados. Em seguida, os septos são levados ao núcleo celular e a célula é dividida em duas.

Portanto, as células procariontes não conseguem gerar organismos que apresentem mais de uma célula, ou seja, pluricelulares. Além disso, são organismos que vivem de forma isolada ou podem formar colônias de células, anaeróbicas ou aeróbicas.

Diferença entre células procariontes e eucariontes

Como já vimos, as células procariontes são formadas pela ausência de um núcleo definido, sendo essa uma das principais características. Dessa forma, o material genético da célula fica disperso no citoplasma, além de ser envolto por uma membrana nuclear.

Além disso, as células procarióticas não possuem organelas membranosas. Ou seja, estruturas como os retículos endoplasmáticos, mitocôndrias, complexo golgiense e os vacúolos. Assim, esse tipo de célula é formado pela presença de ribossomos, da mesma forma que ocorre nas células eucariontes. Os ribossomos, neste caso, estão relacionados com a síntese proteica.

Células procariontes - O que são, estrutura, classificação e características
Diferente da célula procarionte, a célula eucarionte possui todas as organelas membranosas.

Já as células eucariontes se diferenciam das células procariontes, pois possuem um núcleo bem definido. Dessa forma, o material genético é envolto por uma membrana nuclear. Porém, as células eucariontes não possuem plasmídeos. Em relação às procariontes, as células eucariontes apresentam estrutura mais complexa.

Como exemplo temos a separação por compartimentos das membranas, ou seja, a célula é formada por organelas membranosas, como os cloroplastos, o complexo golgiense e as mitocôndrias. Por possuírem citoesqueleto, as células eucariontes conseguem realizar os processos de endocitose e exocitose, diferente das células procariontes em que esses processos são ausentes.

Onde as células procariontes são encontradas?

De forma geral, as células procariontes só estão presentes nas bactérias e algas azuis. Por conta disso, também são denominadas de cianobactérias. Os demais organismos, como fungos, plantas, animais e protozoários são formados por células eucariontes.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Reprodução sexuada e quais são as características da Biodiversidade.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria e Brasil Escola 

Imagens: Estudo Prático, Khan Academy, Biologicamente e Info Escola

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.