O calor sensível, conhecido também como calor específico, é uma grandeza física que ocorre quando um corpo libera ou recebe uma quantidade de calor, de forma que haja variação na temperatura.
Em outras palavras, é a quantidade de calor que faz variações de temperatura sem que mudanças de fase ocorram.
Como exemplo, podemos citar uma barra metálica encostando em um outro material já quente. Nesse caso, libera-se calor sensível, pois, apesar de aumentar a temperatura da barra, não muda o seu estado físico.
Características do calor sensível
Antes de mais nada, é necessário entender o que é o calor. Dessa forma, calor nada mais é do que a energia térmica gerada entre dois corpos, seja pela diferença na temperatura ou pela mudança de estado físico.
Sendo assim, o calor sensível é aquele que é liberado para gerar o equilíbrio térmico entre dois corpos.
Como dito anteriormente, o calor sensível também é conhecido como calor especifico, sendo definido pela letra c (minúscula).
Assim, sua relação é entre a quantidade de calor liberada por uma substância e o grau de temperatura liberado para que a mudança de calor ocorra. Sendo assim, a unidade de medida mais usada no dia a dia é cal/g.
Entretanto, se for seguir o Sistema Internacional de Unidades, para definir o calor sensível utiliza-se J/kg. K ou J/kg. C. Todavia, é importante lembrar que uma caloria corresponde à quantidade de calor suficiente para que uma grama de água varie sua temperatura em um grau.
Em suma, o calor sensível serve para descobrir a quantidade de calor que deve ser utilizada para que uma grama do material consiga subir um grau em temperatura. Além disso, as variações podem utilizar a unidade de medida C ou K, pois as escalas e intervalos são semelhantes.
Fórmula
A forma do calor específico é bem simples e direta, sendo ela:
Q = m . c . Δθ
Para melhorar o entendimento, lembre-se que o Q representa a quantidade do calor sensível, m é referente à massa do corpo. Já o c minúsculo é o calor da substância e, por último, o Δθ é a definição da variação de temperatura.
Diferença entre calor sensível e calor latente
A maior das diferenças entre o calor sensível e o calor latente é a característica de que o primeiro altera somente a temperatura e o segundo altera o estado físico da substância. Nesse interim, pode-se se afirmar que eles são opostos no sentido de que um depende da temperatura e o outro não.
O calor latente é caracterizado por ter mudança de fase da matéria. Como exemplo, podemos citar a evaporação da água e o derretimento do gelo. Ele é conhecido pela letra L e sua unidade de medida mais usada no dia a dia é a mesma do calor sensível (cal/g).
Em suma, sua fórmula é: Q = m . L
Gostou? Então, que tal ler agora sobre Carga elétrica, o que é? Definição, principais tipos, unidade e quantização
Fonte: Toda Matéria e Brasil Escola
Imagens: Escola Educação, Brasil Escola, Gestão Educacional, Conhecimento Ciêntifico e UOL