Tecnologia

Conheça a cadeira de rodas capaz de suir escadas

Conheça a cadeira de rodas criada por engenheiros em uma Universidade de Zurique que pode revolucionar a vida dos cadeirantes

Atualizado em 21/10/2015

A mobilidade é uma grande questão para o ser humano (inclusive cientistas de vários países não desistem de tentar desenvolver o teletransporte). Mas, voltando a vida real: imagine como a mobilidade não é bem mais difícil para pessoas com a capacidade de mobilidade reduzida, aquelas que utilizam cadeira de rodas.

Nas últimas décadas, aumentou significativamente o número de hospitais, escolas, shoppings e lugares públicos de forma geral que melhoraram suas infraestruturas para atender a acessibilidade. Porém, quando um cadeirante se depara com uma escada, as dificuldades são gigantes.

Uma novidade tecnológica pretende mudar a vida dos cadeirantes que se deparam com uma escada. O projeto se chama Scalevo, e é resultado do estudo de estudantes da Swiss Federal Institute of Technology e da Zurich University of the Arts e trata-se de uma cadeira de rodas que sobe e desce escadas, com inclinação entre 17 a 34 graus – o que é bastante inovador e potente.

Cadeira de rodas que sobre escadas: da pesquisa para o uso prático

cadeira4

cadeira5

cadeira6

A Scalevo foi uma ideia iniciada em meados de 2014, como projeto acadêmico. Mas, após ser apresentada, despertou tanto interesse que um grupo de dez engenheiros elétricos e designers industriais trabalharam para que ele pudesse sair dos planos teóricos da universidade para o uso prático no dia a dia de cadeirantes.

Câmera traseira é um dos ítens de segurança da cadeira de rodas

cadeira8

Miro Voellmy, um dos estudantes de engenharia mecânica envolvidos com a pesquisa da Universidade em Zurique, disse à Reuters: “O diferencial é que tudo sobre nesta cadeira de rodas é automatizado. Se o cadeirante quer subir alguma escada, basta apertar um botão e depois apenas controlar a velocidade”.

Sobre a segurança da cadeira de rodas, o estudante deu mais informações “A segurança do cadeirante é facilitada com o recurso da câmera traseira e ainda luzes semelhante a faróis, para o período noturno”, finalizou.

Conheça a equipe do desenvolvimento da cadeira de rodas que sobe escada:

cadeira9
Estudantes e professores que trabalharam no desenvolvimento da cadeira de rodas que sobe escadas, em Zurich

Assista um vídeo que mostra a cadeira de rodas em prática