Astronomia

Astronáutica que é? Definição, característica, viagem à Lua e curiosidades

Astronáutica é caracterizada como a ciência responsável pela exploração do espaço cósmico, desde planetas até pesquisas astronômicas.

Atualizado em 06/08/2020

O universo é um sistema muito vasto, especialmente a respeito da sua exploração. Por isso, no mundo contemporâneo, existem diversas ciências que buscam estudar seus comportamentos e mistérios, como a Astronáutica.

De forma geral, os estudos são classificados em diversas linhas de pesquisas, como a Astrofísica ou a Astrobiologia. A astronáutica se destaca por ser a ciência responsável pela exploração do espaço cósmico.

Afinal, ser um astronauta é um sonho de muitas pessoas, inclusive sonho muito antigo. Por isso, registros históricos demostram o quanto o homem é apaixonado pelo espaço, estrelas, planetas e luas.

Na Grécia, o universo era estudado por filósofos que tentavam explicar os acontecimentos espaciais, como os eclipses. Diante disso, as antigas observações influenciaram as pesquisas astronáutica da atualidade.

Desde a Segunda Guerra Mundial o homem travou uma luta científica e política para ver quem chegaria primeiro à Lua. Esse período ficou conhecido como Corrida Espacial, que aconteceu entre EUA e URSS. Assim, pesquisas se intensificaram, sobretudo pós-Guerra Fria.

História da astronáutica

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, muitas tecnologias foram descobertas. Por meio disso, foram possibilitadas viagens espaciais, embora o processo tenha durado muito anos, já que muitos testes foram realizados.

Por exemplo, um dos motivos que levaram a criação de foguetes foram os testes realizados em aparelhos, cujo objetivo era atacar adversários com mísseis, como os famosos V-1 e V-2 alemães.

O que é a astronáutica? Conceitos e curiosidades dessa ciência
Laika a bordo da Sputnik II. Fonte: Veja

A princípio, o desenvolvimento dos mísseis resultou na disputa entre EUA e URSS, principalmente após os russos lançarem o satélite conhecido como Sputnik 1. O equipamento entrou na orbita do Planeta Terra, em 1957, e deu início a exploração espacial entre duas potências.

Corrida espacial

Embora, esse não tenha sido o primeiro equipamento a ir para o espaço, um mês depois, a cadelinha Laika foi sacrificada em nome da ciência, sendo o primeiro ser vivo a sair do planeta na Sputnik 2.

Enquanto isso, no hemisfério Norte os Estados Unidos lançou o satélite Explore 1, um ano após os russos. Isso deu início à NASA – uma agência americana responsável por pesquisar e desenvolver tecnologias e programas de exploração espacial.

Entretanto, o lançamento americano não garantiu vantagem no programa espacial. Isso porque, os soviéticos conseguiram maior visibilidade com o lançamento do Sputnik 1, durante a Guerra Fria.

O homem viaja para a lua

O novo passo dado pelo homem rumo ao espaço aconteceu na década de 60, após os avanços tecnológicos trazidos pela astronáutica. Por meio de pesquisas, o homem conseguiu chegar à Lua, embora tenha demorado quase uma década para esse acontecimento.

Em 20 de julho de 1969, por meio da nave Apollo 11, o astronauta Neil Armstrong deu os seus primeiros passos em solo lunar. Inclusive, disse a célebre frase: “pequenos passos para um homem, mas um grande passo para a humanidade”.

O que é a astronáutica? Conceitos e curiosidades dessa ciência
Homem na lua. Fonte: El País

A conquista da Lua significou muito para a humanidade, especialmente para os Estados Unidos, que deram um passo a mais na Corrida Espacial. No entanto, naquela mesma década, a URSS também desenvolveu suas pesquisas.

Assim, fizeram a primeira viagem tripulada, a de Iuri Gagárin, em 1961, e seis anos depois, lançaram a Soyuz 1. Todas essas tecnologias foram importantes para o desenvolvimento desta ciência – que é conhecida como astronáutica -, pois contribuíram para estudos e pesquisas.

A ida do homem à Lua significou muitas coisas. Sobretudo, deixou um legado para a  construção de estações e ônibus espaciais, além da possibilidade do lançamento de sondas espaciais.

A contemporaneidade da astronáutica

O homem finalmente chegou a Lua, mas isso só motivou a humanidade à buscar por novos horizontes no espaço. Atualmente, o Sistema Solar é composto por oito planetas. Diante disso, existe a possibilidade de estudar mais de perto cada um deles.

Contudo, isso só é possível por causa das sondas espaciais e telescópios. Esses equipamentos são descendentes de tecnologias da Corrida Espacial. Um exemplo foi o lançamento de Telescópio espacial Hubble, enviado para o espaço em 1990.

O Hubble, por exemplo, é responsável por observar e fotografar objetos astronômicos, como estrelas em formação e novas galáxias. Enquanto isso, a sonda Curiosity está em Marte, passeando pelo planeta vermelho em busca de descobertas que possam contribuir com estudos sobre o planeta vizinho.

Astronáutica que é? Conceitos e curiosidades dessa ciência
Telescópio espacial Hubble na orbita da terra. Fonte: Observatório UFMG

Portanto, as sondas e os telescópios são equipamentos fundamentais para a contemporaneidade da astronáutica, especialmente, nos estudos realizados por essa ciência. As mais diversas áreas, como Física, Matemática, Robótica e Engenharia estão presentes nesse processo.

Embora seja bastante difundida a ideia de que a astronáutica está ligada a construção de foguete, isso não é uma realidade. Isso porque, o foco de pesquisa é desvendar os mistérios do universo.

Curiosidades sobre a astronáutica

Um trio de mulheres negras foi muito importante para que o homem chegasse à Lua, apesar dos Estados Unidos, na época, estivesse vivendo o Apartheid. Essas mulheres eram responsáveis por fazer cálculos manualmente de equações necessárias para que as viagens espaciais acontecessem.

Acredita-se que a cachorrinha Laika morreu sem sofrer nenhum trauma, cerca de uma semana após o lançamento do foguete. Embora isso seja verdade, Laika faleceu após a temperatura e a umidade da cápsula do Sputnik aumentar muito depois do lançamento do foguete.

De acordo com registros, a missão Apollo 11 custou cerca de 23 bilhões de dólares, o equivalente a 131,75 bilhões de dólares nos dias de hoje, ou, 705,38 bilhões de reais.

O termo “astronáutica” foi proposto em 1927. De acordo com sua definição: a astronáutica é a ciência que tem por objetivo possibilitar ao homem o caminho para sair da Terra e, desse modo, poder viajar por todo o espaço celeste.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a astronáutica? Que tal conhecer sobre o Espaço sideral, o que é? Definição, onde começa e qual som tem.

Fonte: Cola da Web e Universia.

Imagens: Pinterest, El País, Veja e Observatório UFMG.