Geografia

Ásia – História, características, cultura, população e países do continente

A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Além disso, abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra.

Atualizado em 09/01/2020

Você sabia que o Planeta Terra é dividido em seis continentes? Cada um possui características diversas e singularidades específicas de acordo com a região em que se encontra. Hoje faremos uma viagem pelo continente asiático, o maior continente em área terrestre. Assim, além de ser o maior em território, a Ásia também é o mais populoso e o mais extenso.

Nesse sentindo, o continente concentra uma diversidade cultural enorme. Assim, tem as mais diversas culturas, etnias, religiões e tradições. Além disso, a diversidade se estende em relação ao território geográfico. Isso porque, o continente asiático possui desde as montanhas mais altas do mundo, desertos, até rios extensos.

Todavia, os povos que habitam a Ásia são considerados os mais antigos do mundo. Além disso, os países que compõem o continente são formados por particularidades econômicas e modos de vida bastante diferentes. Isso porque, a Ásia concentra um grande número de países em todo o território continental. Dessa forma, grande parte dos países fazem fronteira com outros continentes como o africano, o europeu e o americano.

História da Ásia

As mais antigas civilizações começaram onde hoje se encontra o continente asiático. Assim, são povos que datam 4000 anos. Dessa forma, cada civilização desenvolveu características referentes a cada região diferente do continente. Além disso, foi nessa região que as religiões mais conhecidas hoje nasceram, como o islamismo e o cristianismo.

Ásia - História, características, cultura, população e países do continente
Festival Maha Kumbha Mela, em Allahabad. O ritual ocorre entre os hindus, povos da Índia. Fonte: Historiazine

Nesse sentido, as formas de governo desenvolvidas pelos povos são diversificadas. Dessa forma, há diversos tipos de governo como o comunismo na China, a monarquia na Arábia Saudita e a democracia no Japão. Por conta das diversidades políticas, muitos conflitos surgiram, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Ainda hoje os conflitos entre países da Ásia são um dos assuntos mais urgentes a serem resolvidos.

Características do continente

A Ásia é conhecida por ser o maior dos continentes, tanto em extensão territorial em área. Além disso, tem a maior população, concentrando quase três quintos da população mundial.

Além disso, o continente é formado pelas seguintes características:

  • Localização – A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania.
  • Área – 43.810.582 km2
  • Países – 49 países
  • População – 4.462.676.731 habitantes.

Países da Ásia

Os países que compõem o continente asiático totalizam 49. Além disso, o continente é formado por países transcontinentais, ou seja, países que pertencem a mais de um continente. Nesse sentido, alguns territórios dependentes também fazem parte do continente como Hong Kong e Macau.

Ásia - História, características, cultura, população e países do continente
Cerimônia dos Dervixes, na Turquia. Fonte: Guia Viajar Melhor

Assim, os países asiáticos são:

  1. Afeganistão
  2. Arábia Saudita
  3. Armênia
  4. Azerbaijão
  5. Bahrein
  6. Bangladesh
  7. Brunei
  8. Butão
  9. Camboja
  10. Cazaquistão
  11. Catar
  12. China
  13. Chipre
  14. Cingapura
  15. Coreia do Norte
  16. Coreia do Sul
  17. Egito
  18. Emirados Árabes
  19. Filipinas
  20. Geórgia
  21. Iêmen
  22. Índia
  23. Indonésia
  24. Irã
  25. Iraque
  26. Israel
  27. Japão
  28. Jordânia
  29. Kuwait
  30. Laos
  31. Líbano
  32. Malásia
  33. Maldivas
  34. Mianmar
  35. Mongólia
  36. Nepal
  37. Omã
  38. Paquistão
  39. Quirguistão
  40. Rússia
  41. Síria
  42. Sri Lanka
  43. Tajiquistão
  44. Tailândia
  45. Timor-Leste
  46. Turcomenistão
  47. Turquia
  48. Uzbequistão
  49. Vietnã

Regiões da Ásia

Ásia - História, características, cultura, população e países do continente
Cidade antiga de Jerusalém. Fonte: JRL

Em síntese, por ser muito extenso, o território é dividido em seis regiões distintas. Assim, a divisão serve para facilitar os estudos geográficos. Além disso, as regiões são dividas por aspectos sociais e culturais, já que as diferenças dentre do continente são extremas. Dessa forma, a Ásia é dividida da seguinte maneira:

  • Oriente Médio – caracterizado pela diversidade religiosa, sendo o berço de religiões como o cristianismo, islamismo e o judaísmo. Entretanto, é uma área bastante conflituosa. A região conta com um pouco mais de 7 milhões de km2 e cerca de 270 milhões de habitantes;
  •  Ásia Meridional – caracterizada pelo baixo desenvolvimento econômico concentrando baixos indicadores sociais e de industrialização. Entretanto, é uma das regiões mais mais populosas da Ásia;
  • Sudeste Asiático – caracterizada por ser uma região onde a presença de abalos sísmicos é bastante frequente. Assim, terremotos, maremotos e vulcões são comuns, fazendo milhares de vítimas. A região abrange 11 países e tem área de, aproximadamente, 4.500.000 km2. ;
  • Ásia Oriental – caracterizada por ser uma das regiões mais populosas do mundo. Assim, possui 12.000.000 km2 e contam com cerca de 40% da população asiática;
  • Ásia Central – caracterizada por não ser uma região com demarcações oficiais. Porém, de acordo com a ONU fazem parte dessa região os países Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Afeganistão;
  • Região da Comunidade dos Estados Independentes – caracterizada por abranger países que antes faziam parte da antiga União Soviética. Assim, os países que fazem parte dessa região são: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

Economia e cultura

Em síntese, dos 49 países que compõem o território asiático o mais desenvolvido economicamente é a China. Assim, o país possui o Produto Interno Bruto de cerca de US$ 12,24 trilhões. Dessa forma, é interessante destacar que a economia do continente começou a evoluir logo após a Segunda Guerra Mundial.

Ásia - História, características, cultura, população e países do continente
Barueri Matsuri, festa da cultura japonesa. Fonte: Jornal de Barueri

Nesse sentido, os setores que garantem o crescimento econômico são a mineração, responsável pelas produções das grandes reservas minerais e de petróleo, carvão e etc. Além disso, a agropecuária, responsável pela produção de arroz, trigo, milho, fumo, juta, algodão e etc, além da produção de suínos, ovinos e bovinos. Contudo, a indústria também entra como fonte econômica, tendo a China e o Japão como os maiores produtores.

Em relação à cultural, o continente abriga rica pluralidade. Assim, é possível encontrar povos que falam diversas línguas. Além disso, as religiões mais praticadas no continente são o hinduísmo e o budismo. Porém, existem outras religiões na Ásia, como cristianismo, protestantismo, islamismo, xintoísmo e o judaísmo.

Geografia e população

Além da diversidade cultural que a Ásia apresenta, o continente também é formado pela diversidade geográfica. Dessa forma, a região apresenta diversos tipos de climas, relevo e a hidrografia é bastante diversa. Assim, o relevo do continente asiático se caracteriza pela presença de terras baixas como o Mar Morto e também pela presença de planaltos. Além disso, algumas regiões asiáticas fazem parte do chamado Círculo de Fogo – parte em que abalos sísmicos são muito frequentes.

Ásia - História, características, cultura, população e países do continente
A cidade sagrada de Varanassi é banhada pelo rio Ganges. Apesar da poluição, o Ganges também é considerado sagrado. Fonte: Historiazine

Dessa forma, o clima asiático também é algo diversificado. Assim, os climas predominantes são o polar, mais ao norte; clima temperado, ao centro; ao sul, predomínio do clima árido e semiárido. Além disso, é possível encontrar na Ásia Ocidental, predomínio do clima mediterrânico e, nas proximidades da Linha do Equador, há presença de clima equatorial e tropical.

Em relação a hidrografia do continente, é interessante destacar alguns dos rios e mares mais importantes do mundo, como por exemplo:

  • Huang-ho (China);
  • Ganges (Índia e Bangladesh);
  • Indo (Paquistão);
  • Tigre (Turquia, Síria e Iraque).
  • Mar Vermelho;
  • Mar da Árabia;
  • Mar Cáspio.

Em relação à população asiática, os números são estrondosos. Isso porque, a Ásia abrange o maior número de habitantes do planeta, ou seja, mais da metade da população do mundo. Dessa forma, a densidade demográfica chega a marcar 100 habitantes por quilômetro quadrado.

Você sabia?

  • A Ásia contém 11 fusos horários;
  • Os asiáticos inventaram o papel, a pólvora, da bússola e da prensa (impressora);
  • Os chamados “Tigres Asiáticos” (Coreia do Sul, República da China, Singapura e Hong Kong) são as maiores potencias econômicas e financeiras do continente;
  • No continente asiático, a população urbana é de 40% enquanto a população rural é de 60%;
  • A Ásia possui 44 países independentes;
  • As principais religiões do continente asiático são: Muçulmanos (21,9%) e Hinduístas (21,5%).

Gostou dessa viagem pela Ásia? Então você vai adorar conhecer um pouco mais sobre o Continente Americano. Aproveita também pra se aventurar e conhecer sobre a Europa.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Templo Central

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.