MENU
As abelhas estão sumindo. Como isso te afeta?
As abelhas estão sumindo. Você sabia que isso pode afetar sua segurança alimentar?

Cientistas de diferentes continentes constataram: As abelhas estão sumindo. Mais do que fazer mel ou serem bonitinhas, as abelhas possuem papel importante em nossa vida. Uma de suas funções principais está ligada a segurança alimentar.
As abelhas são importantes polinizadores disponíveis na natureza. Na última década, muitos estudos se voltaram à saúde das abelhas com objetivo de identificar as causas do sumiço elevado de comunidades de abelhas. A maior parte desse trabalho foi realizado na Europa e América do Norte, onde as abelhas são exploradas comercialmente de maneira mais intensa. Os cientistas observar a interação de muitos fatores que afetam a saúde das abelhas.
Pesquisadores afirmam não possuírem ainda todas as informações necessárias para explicar o porquê das abelhas estarem sumindo. O caminho para essa informação passa por entender como as abelhas lidam com pragas.
As abelhas africanas também estão sumindo?

Não necessariamente. Ou pelo menos não na mesma velocidade que as abelhas europeias e americanas. Isso inclusive pode ser uma pista muito grande na busca científica. O problema é que a Apis mellifera (abelha África) não são tão dóceis quanto as abelhas européias e além de serem agressivas, dificilmente aceitariam ser confinadas artificialmente.
Abelhas do Brasil

No Brasil, alguns relatos marcantes sobre o sumiço de abelhas aconteceu em 2007. Os apicultores que primeiro se manifestaram são do Piauí, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Uma causa é a exposição a pesticidas em plantações de laranja, cana-de-açúcar e soja.
“Os laranjais, que já foram importante fonte de néctar para a produção de mel, são hoje perigosos, dada a quantidade de agrotóxicos usada em razão de doenças como o greening”, relatou De Jong, que trabalha com abelhas desde os 12 anos.
“Novos patógenos recém-descobertos no país também têm sido encontrados em amostras de apiários onde houve perda expressiva de colmeias.”, completou.