Artes - o que é, história das artes, formas de manifestação e evolução

As artes são o conjunto da capacidade do ser humano de expressar fisicamente uma ideia, transmitindo uma mensagem do intelecto. A palavra arte vem do vocábulo latino “ars”, que quer dizer habilidade.
No transcorrer da história, o ser humano busca se exteriorizar através de símbolos, desenhos, esculturas etc. Essas técnicas, obviamente, com o passar do tempo se aperfeiçoaram, posto que acompanharam a evolução social.
Às artes convencionais foram se agregando a outras, já que até a tecnologia interveio nesse processo criativo. É o exemplo da multimídia e do Videoarte.
Evolução da história da arte
Ao longo de sua história o ser humano tem se expressado através do simbolismo, sendo a arte um capítulo mais complexo e elaborado. Já entre os povos da Pré-História havia uma prática de artes rudimentares, a exemplo das pinturas rupestres.
Com o tempo, os homens melhor estruturaram a sociedade, já que construíram as cidades-estados. Com isso a forma de fazer arte se sofisticou. E quanto mais evoluído o núcleo populacional, mais complexa a arte.
Grandes obras de arquitetura, escultura, pintura etc. foram produzidas no Egito, na Pérsia e na Mesopotâmia. Destaque também para a apurada produção artística de Roma, Grécia, além da dos cristãos escondidos nas catacumbas.

O desenvolvimento artístico igualmente se deu nas Américas, no Extremo Oriente e na Oceania. O auge da arte cristã, no entanto, se deu na Idade Média e no princípio do Renascimento. Nessa ocasião também se sobressaíram as artes islâmica e bizantina.
Já na Idade Moderna, apareceram muitas escolas artísticas que se revesaram entre o século XVIII e o princípio do XX. São as escolas barroca, clássica, romântica, impressionista e expressionista.
No transcorrer do século XX e neste início do XXI, tem-se feito uma arte diferenciada, como fauvismo, cubismo, surrealismo, dadaísmo e outros.
Considerações sobre as artes
As artes são a expressão dos desejos, sentimentos, ansiedades etc. exteriorizadas pelo ser humano por muitas maneiras.
Há a arte de um modo geral, qual seja, a arquitetura, dança, música, literatura, cinema e teatro. Assim como formas simbólicas, que são as artes plásticas, ou seja, pintura, escultura e desenho.
Fato é que a definição de artes se transformou com o tempo, posto que seguiu o desenvolvimento das sociedades.
Conhecia-se no passado apenas setes expressões artísticas, realidade que foi alterada com os avanços, por exemplo, tecnológicos. São elas: literatura, pintura, escultura e arquitetura, teatro, dança, música e cinema.
Os núcleos sociais se aperfeiçoaram, o que proporcionou a inserção de outras formas de artes ao rol. Contribuíram para isso a informática, a fotografia, a multimídia, os quadrinhos, as charges, assim como o chamado Videoarte.
Leia também sobre a escrita: origem, história e desenvolvimento.
Fonte: Wikipédia, Brasil Escola, Toda Matéria, Mundo Educação, História da Arte, Significados, Info Escola, Educa Mais Brasil.
Fonte das imagens: Cultura, Wikipédia, Beduka, Las Tareas de Gema.