Nos últimos dias, a internet foi povoada por comentários a respeito do novo filme do Star Wars. Desde maio de 1977, quando o primeiro filme foi lançado, a saga ganhou adeptos ao redor do mundo.
Existe também o público que não é muito fã da Guerra das Estrelas, porém, independente disso, certamente já deve ter ouvido falar na sabre de luz, aquelas espadas que brilham e que ocuparam até algumas fotos de perfil no facebook.
Mas será que seria possível construir uma sabre de luz do Star Wars com o que temos em casa? Ou com objetos fáceis de serem encontrados?
Claro que a sabre de luz exatamente como é vista nos filmes, uma espada que usa a energia de uma lâmina para cortar em pedaços os discípulos do Lado Negro, além de servir como escudo contra explosões de lasers não é tão fácil de se conseguir. Mas por trás de uma simples bengala de jujuba, pode ter a resposta que você está precisando.
Com certeza o relançamento do filme, trouxe o assunto de novo para a boca do povo, e algumas pessoas na internet já começaram a lançar vídeos explicativos ensinando como criar uma própria sabre de luz.
Para escrever este texto, passeamos por diversos blogs e vídeos sobre o assunto e, no fim das contas, verificamos que a melhor parceria para ter a sabre de luz como um verdadeiro Jedi foi a parceria entre o Manual do Mundo e o Alexandre Ottoni e Azaghâl, do Jovem Nerd, ambos já bastante inseridos no mundo nerde e de experiências. Confira.
Ingredientes:
Por incrível que pareça, o principal ingrediente da sabre de luz caseira vem de onde você menos espera: aquelas inofensivas bengalas de jujuba, além delas, você vai precisar de:
- Fita de LED de vitrine de loja
- Bateria de 9 volts
- Pedaço de cano de 1 polegada de diâmetro
- Lixa
- Cola
- Mangueira
- Arame
- Interruptor
- Papel vegetal
- Fita adesiva preta
- Fios de cobre
- EVA preto
- Bengala de Jujuba
Modo de preparo
O modo de preparo da sua sabre de luz caseira, pode variar bastante de uma versão para outra. O processo de fazer a espada em si, consiste em unir com cola forte dois ou três tubos de bengala de jujuba (dependendo do tamanho que você quer sua sabre de luz) e depois adicionar uma mangueira e uma fita LED dentro dessa bengala de jujuba.
Para que a luz funcione melhor, é necessário lixar tanto a mangueira, quanto a bengala. E, além disso, passar um papel vegetal na bangueira, pois quanto mais opaca estiver a parte transparente da bengala, melhor o efeito de luz.
Algumas pessoas, como o Iberê do Manual do Mundo, preferem deixar a sabre de luz mais profissional, e adaptam para isso, um interruptor, para controlar o liga e desliga da luz. Se quer entender o passo a passo dessa construção de sabre de luz, separamos esses dois vídeos para você:
ABC do Saber
Manual do Mundo
Agora, se você tiver as férias todas de tempo pela frente, e quiser fazer uma sabre de luz mais próxima do real, inclusive com a trilha sonora famosa do “uóõooommm”, seu lugar é o slothfurnace. Escolha sua receita!
Fonte: Slothfurnace Manualdo do Mundo e Abc do Saber
Imagens: Manual do Mundo e Slothfurnace (principal) / Reprodução