Biologia

Amensalismo – O que é, quando ocorre, características e exemplos

Amensalismo é caracterizado como uma relação ecológica que ocorre entre duas espécies onde uma inibe ou impede o desenvolvimento da outra.

Atualizado em 06/09/2020
Por Dayane Borges

Na natureza existem diversos tipos de interação entre as espécies. Entretanto, nem todas as interações são consideradas benéficas, como no caso do amensalismo. O termo se refere à interação desarmônica entre uma espécie e outro no qual há uma das espécies é prejudicada.

Assim, pode ser chamado também de interação negativa, já que a interação impede o crescimento ou o desenvolvimento da espécie afetada. Neste caso, a espécie que afeta recebe o nome de inibidora, enquanto a afetada é denominado de amensal.

Visto isso, é comum encontrar tipos de amensalismo feitos por fungos, plantas e pequenos animais do solo. Dessa forma, os fungos conseguem produzir substâncias que inibem, por exemplo, a ação das bactérias. Em relação à plantas, algumas possuem a capacidade de produzir substâncias que retardam o crescimento de outras espécies.

Exemplos

Quando um antibiótico é produzido nele contém uma substância denominada de penicilina. Essa substância é responsável pelo combate das bactérias sendo, assim, um exemplo de amensalismo. Além disso, é expelida de fungos, geralmente do gênero Penicillium, sendo um dos mais utilizados na medicina.

Outro exemplo de amensalismo está nos eucaliptos. Isso porque, as folhas dessa árvore possuem substâncias que impedem o crescimento de outras espécies que estejam próximas. Assim, a substância presente nas folhas do eucalipto são responsáveis por bloquear a germinação das sementes de espécies que podem estar no solo.

Amensalismo - O que é, quando ocorre, características e exemplos
Amensalismo é caracterizado pela interação biológica entre as espécies. Fonte: Ecologia verde

Além disso, existe também o fenômeno da maré vermelha considerado muito prejudicial para a vida marinha. Isso porque, as algas possuem uma substância capaz de deixar a água vermelha contaminando o ecossistema e prejudicando a economia local. Nesse sentido, as toxinas produzidas aumentam a temperatura da água e desregulam a vida marinha.

Diferença entre aleopatia e amensalismo

É comum confundir a função dos dois termos. Entretanto, aleopatia está relacionada à competição das espécies durante a interação. Assim, há o benefício de uma das espécies. Já no caso do amensalismo, o benefício de uma das espécie não existe, já que a interação é negativa.

Amensalismo - O que é, quando ocorre, características e exemplos
Certas plantas secretam e eliminam substâncias tóxicas pela raiz, que impedem o desenvolvimento de outras espécies no local. Fonte: Bioflagrantes

Além disso, a aleopatia possui algumas características como:

  • Afetar a absorção de nutrientes;
  • Retardar o crescimento das espécies;
  • Impedir a fotossíntese e a síntese de proteínas;
  • Afetar a permeabilidade da membrana e a atividade enzimática.

O que achou da matéria sobre amensalismo? Se gostou, corre pra conferir o que é Seleção Natural e o que são Animais Ovíparos.

Fontes: Mundo Educação, Biologia Net, Estudo Prático e Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Brasil Escola

Próxima página »