MENU
Alexandre o Grande, quem foi? História, conquistas militares, curiosidades
Alexandre comumente conhecido como o Grande ou Alexandre Magno, foi rei do reino grego antigo da Macedônia e um membro da dinastia argéada.

Alexandre o Grande, na verdade, se chamava Alexandre III Magno. Nascido na região de Pella na Babilônia, era filho do imperador Felipe II e da princesa de Epiro. Nasceu entre 20 e 30 de julho de 356 a .C. Assim, conhecido pela força e astúcia, foi um dos mais importantes militares do período em que viveu.
Nesse sentido, durante a adolescência e o início da vida adulta o filósofo Aristóteles foi quem o ensinou ciências, medicina e filosofia. Assim, Alexandre começava seu interesse pelos estudos científicos e as descobertas. A vida de Alexandre foi durante golpeada quando seu pai foi assassinado, no verão do ano 336 a.C.
Nesse sentido, após a morte de seu pai, Alexandre assumiu o trono da Macedônia. Dessa forma, iniciava ali o caminho de um dos mais importantes conquistadores da História dos impérios romanos. Assim, ficou conhecido pela inteligência e pela forma como tratava os momentos de conquistas territoriais. Apesar das características bondosas, Alexandre se mostrava firme quando as situações pediam mais rigidez.
Alexandre o grande, história
Durante seu reinado no império da Macedônia, Alexandre cometeu atos em que se arrependeu. Isso porque, após ter se embriagado, matou um dos seus amigos, chamado Clito. Após o erro que cometeu, o então imperador se arrependeu drasticamente.
Entretanto, apesar desse ocorrido trágico, o Grande era reconhecido pelos planos de crescimento para o império. Assim, em uma de suas ideias, o imperador tinha em mente unificar o Oriente e o Ocidente em um império mundial. Essa foi apenas um das ideias grandiosas que teve enquanto foi político e dirigente.

O exército liderado por Alexandre era repleto de jovens que foram treinados e educados para compor a linha de batalha. Assim, aproximadamente, 30 mil jovens persas receberam educação grega e passaram a conhecer as técnicas militares para integrar o exército do Grande.
Além dos jovens persas que foram treinados para o exército, o Grande também agregou os costumes persas às suas tradições e acabou casando com mulheres do Oriente. Assim, teve como primeira esposa a filha mais velha de Daria, Estatira ou Stateira. Em seguida, se casou Roxana, filha do sátrapa Bactriana Oxiartes.

Em síntese, Alexandre se considerava um ser divino. Assim, ordenou ao império que, após sua morte, todas as pessoas o adorassem como deus. Apesar da ordem ser explicitamente de ordem política, o fato de Alexandre se considerar um ser divino impulsionou a decisão do Grande.
Conquistas do Grande
Durante o período em que liderou o império da Macedônia, o Grande arquitetou várias cidades gregas, inclusive algumas com o seu nome, como exemplo a cidade de Alexandria. Vale destacar que grande parte das cidades construídas contavam infraestrutura bastante desenvolvida. Além disso, eram autônomas, porém seguiam as leis do reino.

Dessa forma, após a finalização das construções, integrantes do exército, soldados, negociantes, comerciantes e eruditas começaram a ocupar as casas. Em seguida, a diversidade cultural e a língua grega foram inseridas nos costumas dos moradores das cidades. Por conta disso, a expansão de Roma foi possível.
Você sabia?
- Em 2004, o diretor de cinema Oliver Stone lançou o filme Alexandre, contando a biografia deste grande imperador da antiguidade;
- Alexandre o Grande se tornou general aos 16 anos e rei aos 20;
- O Grande era tão poderoso e carismático que chegou a ser considerado um semideus;
- A morte de Alexandre ainda gera muitas controvérsias. Isso porque, existe a hipótese de que ele tenha sido envenenado;
- Após a morte do imperador, o corpo só começou a decompor depois de seis dias após a morte.
O que achou da matéria? Aproveita pra conferir outros temas como quem foi Parmênides e no que consistiu a Segunda Revolução Industrial.
Fontes: Só História, Aventuras na História, BBC
Fonte imagem destaque: The Great Courses