Língua Portuguesa

Abreviação, o que é? Regras de abreviatura e siglas

Abreviações são formas de diminuir as palavras sem perder seu sentido. Atualmente, são bastante usadas na linguagem de internet.

Atualizado em 13/01/2020
Por Isadora Tristão

A abreviação, em suma, é uma forma de reduzir palavras sem que haja prejuízo ao entendimento. Sua função, basicamente, é facilitar e agilizar a comunicação.

Atualmente, a evolução da tecnologia e a instantaneidade de se conectar com outras pessoas geraram a necessidade de se comunicar mais rápido. Portanto, passamos a economizar tempo ao escrever mensagens nas redes sociais, e-mails e chats.

Por exemplo, a palavra “beijos” se tornou “bjs”. No entanto, existem outras que existiam antes dessa revolução, como “moto”, que na verdade é “motocicleta”. Outros:

Mesmo = msm

Também = tbm

Fotografia = foto

Pneumático = pneu

Mas, você sabia que existem regras para fazer abreviaturas e siglas? Isso porque nem todas as abreviações são reconhecidas pela norma, apesar de serem muito usadas.

Regras para abreviação: Abreviatura e Sigla

A abreviatura é apenas parte da palavra escrita seguindo a regra geral:

Fonte: criação própria.

Apesar de haver palavras que são exceções como Companhia = Cia., ainda existem outras regras:

  • As palavras devem ser cortadas em consoantes, nunca em vogais.
  • Caso haja acento na primeira sílaba da palavra, ele deve ser mantido (Exemplo: séc. = século)
  • Se a segunda sílaba for iniciada por duas consoantes, as duas devem estar presentes na abreviação (Exemplo: constr. = construção).

Já, as siglas são usadas para reduzir nomes de associações, sociedades, empresas e afins. É muito comum, por exemplo, ver essas abreviações em textos científicos e jornalísticos.

Porém, existem regras para elas também. Por exemplo, as que tiverem até três letras, são escritas com todas maiúsculas. Enquanto isso, nas com quatro ou mais letras, apenas a primeira delas deve ser maiúscula. As demais, portanto,seguem minúsculas.

Como por exemplo:

ONU = Organização das Nações Unidas

CEP – Código de Endereçamento Postal

SUS – Sistema Único de Saúde

Detran – Departamento Estadual de trânsito

Embrapa – Empresa Brasileira de pesquisa agropecuária

Você já sabia como fazer abreviação? E gostou do conteúdo? Então, aproveita para ver mais em Conjunções – O que são, como usá-las, tipos e exemplos.

Fontes: Mundo Educação e Estudo Prático.

Imagem de destaque: Segredos do Mundo.

Próxima página »