Outros assuntos

A pessoa atrás de Mona Lisa pode ser diferente do que você sempre pensou

Quem está por trás das tintas na tela Mona Lisa? Diversas especulações já foram feitas, um cientista está contrariando a todos com uma nova teoria, conheça

Atualizado em 12/12/2015
Por Editor

Na França, mais precisamente em Paris e dentro do Museu do Louvre existe uma obra de arte feita por Leonardo Da Vinci que azucrina os amantes e até os não amantes do mundo da arte. Mas será que mesmo depois de tanto tempo, ainda é possível mais polêmicas por trás da Mona Lisa?

Sim, a sempre quem descobre algo novo ou uma nova especulação, teoria da conspiração ou suspeitas a partir da Mona Lina, que desde 1797 encontra-se no museu.

500 anos depois que a Mona Lisa ficou pronta, o cientista francês Pascal Cotte, afirmou ter descoberto novos detalhes escondidos dentro de uma das telas mais famosas do mundo.

Cotte relatou ao BBC News, que a mulher pintada na tela não é Mona Lisa. O cientista teve acesso a tela que tem o nome original de La Joconde, ou seja “mulher feliz” em 2004 dentro do próprio Louvre.

Depois de utilizar uam técnica chamada “Método de Amplificação de Camada” (LAM), Contte afirmou que encontrou uma segunda mulher atrás do retrato. “Nós agora podemos analisar exatamente o que está acontecendo dentro das camadas da pintura e podemos descascar como uma cebola todas as camadas pintadas no quadro”, contou à BBC News.

O que existe de novo por trás da tinta da Mona Lisa?

article-lisa-3-1208

Bem, de acordo com as teorias desse cientista, por trás da nossa conhecida Mona Lisa, existe outra mulher. Seus relatos estão se tornando importantes peças no quebra cabeça da tela de Da Vinte porque nas últimas décadas, a Mona Lisa foi diagnosticada com luz infravermelho e outras partes do espectro electromagnético. Cotte afirmou que a LAM pode penetrar muito mais profundo nas camadas da pintura do que investigações anteriores.

Todo mundo concorda com essa nova imagem da Mona Lisa?

5

Não. Como sempre, a polêmica em cima de Mona Lisa em sempre mais versões e olhares. Martin Kemp, professor de História da Arte na Universidade de Oxford, não parece dialogar com essa nova teoria sobre a tela Mona Lisa.

“Eu não acho que existam esses estágios discretos que representam diferentes retratos. Eu vejo isso como mais ou menos um processo contínuo de evolução. Estou absolutamente convencido de que a Mona Lisa Lisa é a que está retratada na pintura”, revelou à BBC News.

O Museu do Louvre ainda não lançou nenhuma nota oficial a respeito das novas teorias sobre Mona Lisa, mas a cada novo mistério parece que a tela se valoriza mais, a última estimativa de preço colocou Mona Lisa com $ 782.000.000 milhões de dólares.

Fonte: IFLScience
Imagens: Divulgação

Próxima página »