Ciências

7 avanços na inteligência artificial que vão te deixar de boca aberta

Atualizado em 16/02/2017

A inteligencia artificial subjugando os humanos já foi, e continua sendo, tema de vários filmes hollywoodianos, como a famosa franquia Exterminador do Futuro, mas será que a vida pode imitar a arte? Veja 10 avanços na AI que mostra que a ficção pode se tornar realidade:

7 – As máquinas estão assumindo os postos de trabalho

Quando pensamos em robôs logo vem a imagem das máquinas assassinas retratadas no cinema, mas saiba que os robôs que são cada vez mais comuns nas grandes industrias são muito mais perigosos do que qualquer maquina assassina. Especialistas dizem que o avanço da inteligencia artificial está intensificando a automatização na industria, o que significa menos postos de trabalhos disponíveis, a grande questão é que esses robôs são capazes de fazer o que fazemos de forma muito mais eficiente e são mudos!

6 – Eles podem ser altamente agressivos

Em testes realizados no ano passado no sistema DeepMind, a inteligência artificial (IA) do Google, ficou evidente que o sistema tem a capacidade de aprender independentemente a vencer os melhores jogadores do mundo em Go, um jogo que envolve grande capacidade estratégica.

Recentemente, os pesquisadores testaram sua capacidade cooperação, e o que eles descobriram é no mínimo preocupante. Quando um agente DeepMind sente que está prestes a perder, opta por estratégias “altamente agressivas” para garantir que saia por cima. Esse é um comportamento tipicamente humano, mas as versões mais avançadas do sistema demostrou ter a mesma tendência comportamental!

5 – Eles conseguem antecipar nosso comportamento

Pode ser surpresa para muitos que a rede social Facebook utiliza uma inteligencia artificial para entender nosso comportamento. Ao compreender nosso comportamento a AI é capaz de fazer recomendações de acordo com nossos gostos e comportamentos. Isso torna a feed de noticias mais atrativa para os usuários. Essa é só a ponta do iceberg, cientistas já trabalham em inteligencias artificias, chamadas de redes neurais, capazes de aprender padrões comportamentais sozinhas e evoluírem.

4 – Eles em breve podem substituir nossos parceiros amorosos

Quem já assistiu os filmes Ex Machine, Ela e Black Mirror já tem uma ideia de como seria esse futuro onde humanos se relacionam sexualmente com robôs dotados de inteligencia artificial. Saiba que esse futuro na verdade é bem provável, já existe empresas, como a True Companion e Real Doll, que trabalham com realidade virtual e inteligencia artificial buscando tornar a ficção em realidade.

3 – A imagem e semelhança de nós

Pode ser assustador como eles podem ser parecidos conosco.  Yangyang é uma máquina de inteligência artificial que vai apertar sua mão e dar-lhe um abraço caloroso. Ela foi desenvolvida por Hiroshi Ishiguro, um especialista em robôs japonês, e Song Yang, professora de robótica chinesa. Yangyang teve sua aparência baseada na professora Yang.

2 – Eles podem sentir emoções

Se você imagina que a unica coisa que as máquinas não podem fazer de forma alguma é sentir as emoções da mesma forma que nós humanos sentimos, você se equivocou. Um grupo da Microsoft criou uma inteligência artificial chamada de Xiaoice que é capaz de sentir emoções e falar de uma forma mais natural e humana, o software responde à perguntas como uma menina de 17 anos e pode xingar, ficar com vergonha, mentir, ficar impaciente e todas as outras emoções humanas que tem direito, é assustador.

1 – Eles já estão sendo preparados para serem usados como armas!

Para garantir a supremacia bélica o Pentágono liberou um orçamento de 15 bilhões de dólares no ano de 2017 para pesquisas relacionadas a inteligência artificial. Os militares americanos sabem que para estarem a frente seus concorrentes, como a China e Rússia, ele tem que explorar a AI, afinal, essa tecnologia em guerras poderia salvar milhares de vidas, sendo autônomas não existiria a presença humana em campo, mas essas máquinas poderiam muito bem além de matar inimigos de guerra, pessoas inocentes.

 

Se você também ficou assustado com o avanço da inteligência artificial comente e compartilhe no facebook!

 

Fonte: Listverse.
As imagens reproduzidas nesse artigo possuem direitos de seus respectivos donos