Holanda cria jardim que serve de isolamento acústico para aeroporto

Já imaginou que um jardim poderia servir de isolamento acústico? Um holandês se baseou em um físico e músico para solucionar – ou pelo menos melhorar consideravelmente, em pelo menos 50%, os ruídos de um dos principais aeroportos da europa.

Quem já morou perto de um aeroporto ou precisou de pegar alguns voos na vida, sabe como é barulhento perturbador o vai e vem de aviões. Inclusive, pessoas que trabalham diretamente nas pistas precisam até de proteções auriculares. 

Schiphol está localizado em Amsterdã, esse aeroporto internacional recebe diariamente cerca de 1.600 voos. Por conta desse intenso movimento de pousos e decolagens, a população que mora próximo ao aeroporto era afetada de forma intensa, todos os dias do ano.

Como se sabe, no mundo aéreo, finais de semana, feriados ou o período noturno não significam nada – ou melhor: pode até significar mais intensidade no fluxo. Como o aeroporto de Schiphol é de grande porte, barulhos eram ouvidos até a 30 km de distância da pista.

Como funcionaria um jardim para diminuir o ruído do aeroporto?

parque1
Jardim próximo ao aeroporto pode ser solução para problemas acústicos. Crédito: H+N+S Landscape Architects.

A solução para os ruídos do aeroporto, segundo pesquisadores, estaria na própria natureza. O “clic” para a solução surgiu a partir de uma observação: alguns arquitetos e engenheiros percebram que o barulho do aeroporto era menos intenso nos períodos em que os agricultores da região aravam os campos, ou seja, os sulcos da terra “absorviam” parte do barulho das aeronaves.

Após essa constatação, Paul de Kort (artista holandes responsável pelo desenho estrutural), junto com vários outros profissionais, começaram a planejar um jardim gigante próximo ao aeroporto. Segundo Kort, as figuras sonoras criadas foram inspiradas em no trabalho do alemão Ernst Chladni que viveu em 1787.

parque0

A arquitetura do jardim próximo ao aeroporto da Holanda em números

Aeroporto Schiphol, localizado em Amsterdã. Crédito: Divulgação

Neste jardim com a finalidade de isolamento ou melhoramento acústico próximo ao aeroporto foram construídos: 150 sulcos simétricos na terra, com extremidades de cerca de 1,80 metro de altura entre eles.

O jardim foi batizado de Buitenschot Land Art Park, e foi concluído em outubro de 2013. Ao todo são 810.000 metros de paisagens em forma de labirinto. Em números, o ruído próximo a região foi amenizado em 50% nos ponto monitorados.

Um estudo da Nasa realizado no Parque Buitenschot, confirmou que “planos de gestão de ruídos possuem o potencial de atrapalhar gravemente o comércio interestadual, ou internacional, e exercer forte pressão negativa na indústria da aviação”.

Fonte: Smithsonian


Comentários